EM SUA QUINTA OLIMPÍADA, CLODOALDO SILVA PROMETE FAZER O QUE FOR PRECISO POR MEDALHAS


Com 13 medalhas paraolímpicas em quatro mundiais, o nadador Clodoaldo Silva está disposto a quase tudo para trazer mais algumas nas três provas que disputará nos jogos da Rio 2016. “Meu lema é: se eu não ganhar medalha, eu compro. Mas eu trago”, brinca o campeão com o bom humor costumeiro.
A essa característica atribui grande parte das vitórias, dentro e fora da piscina: “Eu sou uma pessoa com deficiência. Uma pessoa que poderia ter todas as justificativas para ser um cara dependente, um coitadinho, vítima da vida. Mas eu, com todas essas dificuldades, consegui através da minha alegria, do bom-humor, sempre pensando positivamente, consegui as minhas conquistas dentro e fora da água”, diz com orgulho sobre sua trajetória.
Além das conquistas olímpicas – seis ouros, cinco pratas e dois bronzes –, o campeão ostenta uma medalha de ouro e três medalhas de prata dos Jogos Parapan-americanos de Toronto 2015 e dois ouros e quatro pratas dos Jogos Parapan-americanos de Guadalajara 2011.
No entanto, a carreira como esportista – que começou em 1996 como tratamento para as sequelas de uma paralisia cerebral causada pela falta de oxigenação durante o parto – pode estar perto do fim. “Quero participar dessa minha quinta paraolimpíada, tirar umas férias e pensar no que eu faço”, diz sobre o tempo livre que pretende aproveitar ao lado da filha, Anita, de quatro anos.
“Eu comecei em uma época em que o Brasil não conhecia esporte paralímpico e não tinha respeito nenhum pela pessoa com deficiência”, conta sobre a sua percepção na década de 1990. “O Brasil começou a ganhar títulos e o Clodoaldo também. Eu me tornei um grande ícone, um grande referencial para o esporte paraolímpico. Com isso surgiram grandes atletas de várias modalidades”, diz, sem falsa modéstia, sobre o papel que ocupa no imaginário nacional, 37 anos após um nascimento repleto de dificuldades em Natal, no Rio Grande do Norte.
EM SUA QUINTA OLIMPÍADA, CLODOALDO SILVA PROMETE FAZER O QUE FOR PRECISO POR MEDALHAS EM SUA QUINTA OLIMPÍADA, CLODOALDO SILVA PROMETE FAZER O QUE FOR PRECISO POR MEDALHAS Reviewed by Erivan Justino on 27 agosto Rating: 5
Postar um comentário

Romário Bispo