GOVERNO DO RN QUER ENTREGAR HOSPITAIS REGIONAIS À EBSERH

Robinson planeja passar gestão dos hospitais de Caicó e de Currais Novos para a Ebserh
O governo Robinson Faria assinou uma carta de intenções com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), demonstrando interesse em iniciar negociações para que a empresa assuma a gestão de hospitais regionais, como o do Seridó e o de Currais Novos.

A Ebserh foi criada em 2011, para administrar os hospitais universitários, que respondem por 12% das internações do SUS. A empresa administra hoje 38 dos 50 hospitais universitários do País. A criação da empresa enfrentou resistência. O Ministério Público Federal ajuizou ação, considerando que a lei que criou a Ebserh viola a Constituição ao transferir serviço público de assistência à saúde para uma empresa de direito privado com fins lucrativos.

Para Simone Dutra, Vice coordenadora-geral do Sindsaúde, a entrada da Ebserh nesses hospitais estabelece uma lógica de mercado, que não resolverá o problema dos hospitais e nem da saúde do estado. A Ebserh é uma forma de privatização, que ataca os servidores destes hospitais com assédio moral e perda de direitos, e também a população, que deixa de ter um hospital do SUS. O governo precisa investir nos hospitais regionais em vez de entregar a saúde nas mãos de uma empresa", disse Simone.

Segundo dados do Conselho Estadual de Saúde, o governo Robinson Faria deixa de repassar R$ 19 milhões por mês para a Sesap.

Os servidores dos hospitais universitários entrarão em greve nesta quarta-feira(20). O Sindsaúde se solidariza com a greve e mais uma vez denuncia a entrada da Ebserh como forma de privatização da saúde pública. Os servidores estaduais de saúde podem retornar à greve no dia 28 de julho.
GOVERNO DO RN QUER ENTREGAR HOSPITAIS REGIONAIS À EBSERH GOVERNO DO RN QUER ENTREGAR HOSPITAIS REGIONAIS À EBSERH Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, julho 20, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...