SOLENIDADE NA ASSEMBLEIA LEMBRA DIA DE ENFRENTAMENTO À PSICOFOBIA

Comemorado nacionalmente em 12 de abril, o Dia de Enfrentamento à Psicofobia será lembrado na Assembleia Legislativa em sessão solene, na próxima sexta-feira (15), às 9h30min, no plenário Clóvis Motta. Na mesma ocasião, haverá uma homenagem especial ao ex-senador e médico Paulo Davim, numa iniciativa do deputado Hermano Morais (PMDB). Paulo Davim foi o autor, no Senado, do Projeto de Lei 263/2014, aprovado este ano, que instituiu o Dia de Enfrentamento à Psicofobia.

“Entre as dez maiores causas de afastamento do trabalho em todo o mundo, cinco são transtornos mentais, como depressão e ansiedade, mas o preconceito e a falta de informação dificultam o diagnóstico, além do estigma que da doença que faz as pessoas evitarem procurar tratamento. Ao criar este Projeto de Lei em sua passagem pelo Senado, o médico Paulo Davim provocou mais atenção de toda a sociedade para este tema”, afirmou Hermano Morais.

A data escolhida faz referência ao dia do nascimento do humorista Chico Anysio, que concedeu depoimento em vídeo à Associação Brasileira de Psiquiatria, poucos meses antes de falecer, relatando seu sofrimento com a depressão. Psicofobia é o termo usado para designar atitudes preconceituosas e discriminatórias contra pessoas com deficiência ou transtornos mentais. A palavra começou a circular apenas recentemente nos meios profissionais que atuam na área de saúde mental e também entre leigos interessados no tema, sinalizando a incipiente mobilização da sociedade contra a prática.
SOLENIDADE NA ASSEMBLEIA LEMBRA DIA DE ENFRENTAMENTO À PSICOFOBIA SOLENIDADE NA ASSEMBLEIA LEMBRA DIA DE ENFRENTAMENTO À PSICOFOBIA Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, abril 14, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...