JORNALISTAS POTIGUARES RECEBEM HOMENAGEM DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Jornalistas de diferentes gerações e áreas de atuação foram homenageados pela Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (7), Dia do Jornalista. A solenidade de autoria do presidente do Legislativo Estadual, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), reuniu parlamentares, profissionais da imprensa e representantes do Sindicato dos Jornalistas, Sindicato dos Veículos de Comunicação, Sindicato das Agências de Propaganda, Governo do Estado, Prefeitura de Natal, UFRN, UNP, Igreja Católica e Forças Armadas, além de familiares dos dez profissionais homenageados, que lotaram as galerias do Plenário Clóvis Motta.

"O jornalista é, acima de tudo, um mediador social. Tenho o privilégio de acompanhar a atividade profissional desempenhada por estes profissionais homenageados. Além de tudo, a classe jornalística potiguar reconhece e dá o aval quanto à honradez de suas atuações, o que garante a sinceridade absoluta na homenagem que, hoje, em nome do povo norte-riograndense, lhes presto", destacou o presidente Ezequiel Ferreira.

Além dos jornalistas homenageados na solenidade, Ezequiel também enalteceu o trabalho dos demais profissionais da imprensa. "Reconhecemos que o papel desempenhado pelo jornalista é de fundamental importância para a sociedade. Assim, parabenizo a todos os trabalhadores e trabalhadoras que exercem esta profissão que é um dos pilares mais visíveis da democracia", acrescentou Ezequiel Ferreira.

O jornalista e ex-deputado federal Ney Lopes de Souza foi um dos homenageados e falou em nome dos demais colegas de profissão. Ney Lopes disse que o jornalismo sempre foi e continuará sendo resumido ao conceito e ao trabalho do ‘repórter’. "O repórter será sempre imortal na história do jornalismo. Há vários outros segmentos e ramificações usadas, porém é o repórter que possui o discernimento para mostrar no áudio, na tela de TV ou no texto escrito, as múltiplas facetas de uma notícia", disse.
 
Saiba mais...

O homenageado relembrou o início da profissão no jornal Tribuna do Norte e a passagem por outros veículos de comunicação do país ao longo da carreira, além do Prêmio Esso de jornalismo que recebeu em 1963. “Os anos se passaram e o repórter de vocação continuou perseguindo o furo jornalístico e o objetivo, que era de arriscar-se e trazer ao público fatos desconhecidos, omissos nas notícias divulgadas”, declarou.

Ao final do pronunciamento, Ney Lopes agradeceu a deferência prestada pela Assembleia Legislativa e enalteceu a homenagem in memoriam ao jornalista Jota Oliveira. “Deixou o nosso convívio com morte lamentável e prematura. A homenagem póstuma que lhe é prestada faz justiça a um profissional de área específica, que tratava a todos com urbanidade e transmitia sempre simpatia e otimismo”, concluiu.

Além de Ney Lopes e Jota Oliveira (in memoriam), a solenidade homenageou os jornalistas Aldemar de Almeida, Aldemar Freire, Cacilda Medeiros, Cláudia Angélica, Fred Carvalho, Ismael Medeiros, Mírian Moema e Murilo Meireles, que receberam durante a sessão uma placa alusiva à distinção conferida pelo Legislativo Potiguar.

Além dos nomes mencionados, participaram da solenidade os deputados Hermano Morais (PMDB), Cristiane Dantas (PCdoB), Márcia Maia (PSDB), Jacó Jácome (PSD), Souza Neto (PHS), Vivaldo Costa (PROS), Tomba Farias (PSB), George Soares (PR), Getúlio Rêgo (DEM) e Mineiro (PT), os jornalistas Juliska Azevedo, secretária de Comunicação do RN, Marília Rocha, coordenadora de Comunicação da Assembleia, Rodrigo Rafael, coordenador de Imprensa da Assembleia, Oliveira Wanderley, presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia, Bruno Giovanni, diretor da TV Assembleia, David Freire, representando a Procuradoria Geral de Justiça, Everton Freitas, representando a Prefeitura de Natal, Nelly Carlos, representando o Sindjorn e Augusto Correia, representando o Sindicato dos Veículos de Comunicação do RN, além do padre Edilson Soares Nobre, vigário geral da Arquidiocese de Natal.
JORNALISTAS POTIGUARES RECEBEM HOMENAGEM DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA JORNALISTAS POTIGUARES RECEBEM HOMENAGEM DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Reviewed by Erivan Justino on 07 abril Rating: 5
Postar um comentário

Romário Bispo