GOVERNADOR ASSINA TERMO DE PARCERIA COM EMPRESA DE SERVIÇOS HOSPITALARES

O governador Robinson Faria assinou na noite desta quinta-feira (7), na Governadoria, um termo de parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para cessão de um software de gestão que será utilizado em toda a rede hospitalar pública do Rio Grande do Norte.  O ato formalizou a implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) e do Painel de Controle do Sistema (SIG-Ebserh).

No estado, o aplicativo já é amplamente utilizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) na regulação de medicamento, atendimento aos pacientes e controle do fluxo de materiais. No estoque, o programa auxilia na gerência das movimentações dos suprimentos através do controle do fluxo de materiais, oferecendo em tempo real a disponibilidade dos suprimentos da unidade.

No setor de prescrição médica são definidas as condutas que serão executadas por diversos profissionais da saúde, após a avaliação do paciente pelo médico, e ainda na farmácia, com regulação, triagem e dispensação dos medicamentos.

Para o governador Robinson Faria, a cessão do software significa muito mais do que uma cooperação da Ebserh.  “Nós nos sentimos bastante honrados em assinar o termo de parceria com a Empresa, que entendeu as nossas motivações, porque teremos condições específicas de monitorar diversas áreas e garantir um atendimento de maior qualidade a todos que buscam a rede pública estadual”, afirmou o chefe do Executivo Estadual.

Saiba mais...

O secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, também ressaltou a importância do programa, sobretudo na atual fase por qual passa a saúde brasileira. “Nós estamos vivendo um momento difícil com epidemias de dengue, zika e de H1N1, que exigem uma reposta rápida e eficaz. Também sabemos que, apesar de todo o esforço que temos feito, nada disso seria possível sem o apoio da tecnologia da informação”, acrescentou.

O presidente da Ebserh, Newton Lima Neto, declarou que a cessão e a parceria com o RN atendem a um objetivo. “Temos um grande foco nacional de aperfeiçoamento de TI para a área de saúde, e agora a nossa parceria com o RN ficou ainda mais fortalecida”, disse, lembrado que a ideia da assinatura surgiu há cinco semanas quando o secretário Ricardo Lagreca solicitou formalmente a cessão do programa durante uma ação para conter o avanço da zika. 

 O vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, comentou. “Estamos muitos felizes com a assinatura do termo porque sabemos da importância do Sistema de Gestão na administração pública, e também comemoramos a visão de grande parceria que a Ebserh tem com os estados na área de saúde”.

Software
O desenvolvimento do AGHU foi iniciado em 2009, como parte integrante do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), do Ministério da Educação, destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais. O objetivo do aplicativo é apoiar a padronização das práticas assistenciais e administrativas dos Hospitais Universitários Federais.
Já o Sistema de Informações Gerenciais da Ebserh (SIG Ebserh) interage com o aplicativo, incorporando ferramentas, como, por exemplo, o histórico de exames no Painel do AGHU. A novidade vai permitir que os hospitais acompanhem a produção de exames, além da quantidade de agendamentos, cancelamentos e realizações que vem obtendo notório sucesso nos hospitais universitários.
GOVERNADOR ASSINA TERMO DE PARCERIA COM EMPRESA DE SERVIÇOS HOSPITALARES GOVERNADOR ASSINA TERMO DE PARCERIA COM EMPRESA DE SERVIÇOS HOSPITALARES Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, abril 07, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...