ESTADO INICIA REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS CRIMINAIS POR VÍDEOCONFERÊNCIA

Pela primeira vez no Rio Grande do Norte foram realizadas audiências criminais sem o deslocamento dos internos do Sistema Prisional para a comarca específica, evitando o emprego do transporte especializado do Grupe de Escolta Penal (GEP) ou outro tipo de transporte das unidades prisionais.

A primeira audiência através de videoconferência foi realizada nesta quarta-feira (06) na Penitenciária de Alcaçuz, a maior do Estado, e tomou o depoimento de 25 internos. O titular da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Cristiano Feitosa informa que "A Sejuc está agindo com seus parceiros para viabilizar essa tecnologia. As primeiras audiências criminais por videoconferência foram um sucesso. Faremos em outras unidades até que seja comum esse procedimento. A medida inédita no Estado representa mais economia para a Sejuc e para o Estado do RN, e mais segurança para o Judiciário e para a sociedade como um todo".

A economia de tempo e de dinheiro se dá pela redução do número de agentes mobilizados para manter a segurança nos fóruns, combustível e manutenção dos veículos usados no transporte dos internos. A nova tecnologia pode representar, ainda, mais agilidade nos processos, já que muitas vezes as audiências presenciais não se realizam por motivo de segurança.

As videoconferências no sistema prisional também serão realizadas em outras unidades como o Complexo Penitenciário João Chaves, a Cadeia Pública de Natal, ambos na Zona Norte da capital e na Penitenciária Estadual de Parnamirim.
ESTADO INICIA REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS CRIMINAIS POR VÍDEOCONFERÊNCIA ESTADO INICIA REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS CRIMINAIS POR VÍDEOCONFERÊNCIA Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, abril 07, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...