CONSELHO DA UFRN EMITE NOTA PÚBLICA

Conselho da UFRN defende democracia e o Estado de Direito
O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, por unanimidade, defender publicamente a democracia e o Estado de Direito.

A decisão tomada na tarde desta sexta-feira, 15, sob aplauso, foi classificada pelo professor aposentado Hermano Machado de “responsável, já que as instituições de produção de conhecimento, cultura e tecnologia estão ameaçadas de passarem por um novo retrocesso”. Com mais de 70 anos de idade, o primeiro presidente da Adurn-Sindicato disse estar “pronto a lutar pela democracia”.

João Ricardo, coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN, expressou a responsabilidade do segmento estudantil em defender neste momento “uma universidade livre, com mais recursos, menos burocrática, e mais comprometida com a inclusão social”.

Ao parabenizar os debates coordenados dentro da UFRN pelos docentes, técnico-administrativos e alunos, sobre a situação do país, a reitora Angela Maria Paiva Cruz relembrou que história da Instituição tem sido lutar em favor da democracia, da igualdade de direito e de acesso à educação e à cidadania.

Para os ex-reitores da UFRN, Ótom Anselmo de Oliveira e José Ivonildo Rêgo, “essa foi uma tarde de engrandecimento da Universidade”.

Além dos conselheiros, compareceram à Assembleia Ordinária do Consuni, ex-reitores, professores eméritos aposentados, como Willigton Germano e Arnon Mascarenhas de Andrade, docentes e discentes de diversos departamentos e cursos. 


NOTA PÚBLICA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UFRN

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Consuni/UFRN, reunido no dia 15 de abril de 2016, externa apreensão diante do grave momento nacional, especialmente em relação às ameaças à estabilidade democrática do País. Os membros do Consuni repudiam quaisquer tentativas de ruptura da ordem constitucional, defendem o Estado Democrático de Direito e se declaram, com base em princípios que orientam o rigor científico, a criatividade acadêmica, a liberdade de pensamento e a pluralidade de ideias, comprometidos com o fortalecimento das instituições públicas em defesa da Democracia, da Justiça Social e da Paz.

O Consuni manifesta à sociedade brasileira a sua expectativa de que todos os processos de apuração de denúncias de corrupção junto às instituições competentes sejam firmemente conduzidos dentro dos princípios republicanos presentes na Constituição Federal. De igual forma, declara a defesa intransigente das grandes conquistas atuais da Educação, as quais devem ser vistas como um legado da história recente do Brasil.

Natal, 15 de abril de 2016.
CONSELHO DA UFRN EMITE NOTA PÚBLICA CONSELHO DA UFRN EMITE NOTA PÚBLICA Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, abril 18, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...