PROFESSORES DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE CONTINUAM NA LUTA POR MELHORES SALÁRIOS

Nesta terça(29), grevistas da Educação tiveram nova rodada de negociação com o prefeito Jaime Calado em São Gonçalo do Amarante
Nesta terça-feira (29), às 17h, os servidores da Educação de São Gonçalo do Amarante tiveram uma nova rodada de negociação com o prefeito Jaime Calado, na tentativa de solucionar a greve que já dura 26 dias. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito, na sede do executivo, Centro de São Gonçalo.

A audiência só foi marcada após muita pressão dos servidores, que na terça-feira passada (22) ocuparam por 1 hora as galerias da Câmara Municipal de SGA e só deixaram o local após o compromisso dos vereadores Geraldo Veríssimo e Edmilson Gomes em marcar uma reunião ampliada com os 17 vereadores do município. A reunião aconteceu nesta segunda-feira (28), mas apenas 9 vereadores comparecem. A categoria exigiu um posicionamento dos vereadores com relação à greve, além de uma intervenção da Câmara para reabrir o diálogo com o prefeito Jaime Calado.

Resposta da Câmara e expectativa para a negociação
Na presença dos servidores, os vereadores ligaram para o prefeito, que concordou receber novamente os servidores nesta terça-feira (29). Uma outra negociação com o prefeito já havia acontecido no dia 10 de março, mas sem acordo. O prefeito, inclusive, chegou a debochar da categoria, dizendo que “os professores de São Gonçalo estão no céu”. De qualquer forma, após serem recebidos, a categoria concordou em deixar a sede da prefeitura, após 8 dias de ocupação.

Na audiência de hoje, os servidores esperam que o prefeito atenda às reivindicações da categoria para que a greve tenha fim. “A expectativa é de que o prefeito traga hoje uma proposta para resolver os problemas das escolas e sinalize o avanço na correção da discrepância no Plano de Cargos dos professores, que atualmente desvaloriza nossos salários”, apontou José Jairan, diretor do Sinte-RN núcleo de São Gonçalo do Amarante.

Dependendo da proposta do prefeito, a greve pode ser encarrada amanhã mesmo (30), após assembleia extraordinária da categoria, que foi convocada para avaliar a negociação com o prefeito. A assembleia acontecerá às 8h, no Clube dos Correios, no bairro do Amarante.

Reivindicações da categoria
Os servidores reivindicam principalmente a correção dos salários dos professores de nível superior, que nos anos de 2010, 2011 e 2012 tiveram reajustes menores aos dos professores de nível médio. Atualmente, os profissionais com nível superior ganham apenas R$ 0,92 a mais, porque nos anos anteriores a prefeitura só fazia o repasse de 50% do reajuste nacional, isso acabou desvalorizando os salários.

Os servidores denunciam ainda a escassez de materiais de trabalho, o mofo e a falta de ventilação nas salas de aula, problemas no teto de várias escolas e também vazamento nos banheiros da maioria delas. Alegam, inclusive, que esses problemas têm afetado a saúde de professores, alunos e funcionários.
PROFESSORES DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE CONTINUAM NA LUTA POR MELHORES SALÁRIOS PROFESSORES DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE CONTINUAM NA LUTA POR MELHORES SALÁRIOS Reviewed by Erivan Justino on 29 março Rating: 5
Postar um comentário

Romário Bispo