"PINTANDO O SETE NA TERCEIRA IDADE" BENEFICIA IDOSOS DO ESPAÇO SOLIDÁRIO

Projeto desenvolvido pela vereadora Professora Eleika chega à quarta edição
Visando promover o bem estar individual e grupal dos idosos que residem nas Instituições de Longa Permanência em Natal, o projeto ‘Pintando o Sete na Terceira Idade’, desenvolvido pela vereadora Professora Eleika Bezerra, chega à sua quarta edição beneficiando o Espaço Solidário, localizado no bairro de Mãe Luiza. A entrega da doação composta por aproximadamente 30 unidades de jogos educativos através do salário da parlamentar foi realizada na manhã desta terça-feira, na própria instituição que atende média de 50 idosos, entre moradores e diaristas.

Lançado em maio de 2015, o ‘Pintando o Sete na Terceira Idade’ visa valorizar a prática de atividades lúdicas no cotidiano dos idosos e prevê doações em seis ILPIs de kits de materiais úteis de acordo com as necessidades apresentadas por cada instituição. Na ocasião do lançamento, o Instituto Juvino Barreto foi o primeiro a ser beneficiada. Em outubro, foi a vez do Lar da Vovozinha receber a doação e, em fevereiro, do Lar do Ancião Evangélico. Para o Espaço Solidário de Mãe Luiza foram doados jogos que contribuem para a memória, concentração e coordenação motora.

A vereadora Professora Eleika ressalta a importância do projeto. “Este é projeto dedicado aos idosos residentes nas ILPIs de Natal e que visa contribuir com um pouco de lazer para o dia a dia deles. Este material de apoio que eles recebem é muito importante para proporcionar horas mais agradáveis e que oferecem, além de uma maior interação entre eles, a possibilidade de melhorar a coordenação motora, raciocínio e memória de uma forma leve e lúdica”, explica a parlamentar lembrando que seu mandato é dedicado, principalmente, às crianças e aos idosos.
 
A diretora do Espaço Solidária, Loyse de Andrade, agradece a iniciativa. “Esta é uma ação muito importante porque contribui com o bem estar do idoso, exercitando a mente e melhorando as funções cognitivas. A partir de atividades como estas, a qualidade de vida dos idosos passa a ser garantida”, pontua.

Dona Gasparina Costa e Ana Maria da Silva são algumas das primeiras moradoras do Espaço Solidário e já vivem no local há cerca de 15 anos. Para elas, as atividades desenvolvidas são o diferencial do centro de convivência. “Fiquei sozinha após a morte do meu marido e, então, o Padre Sabino [fundador da Casa] me trouxe para cá. Vai fazer 15 anos que estou aqui e sou muito feliz. Faço ponto de cruz, fuxico, dança e adoro jogar dominó com minhas amigas”, conta Ana Maria.

O PROJETO
Lançado no mês de maio de 2015, o projeto será executado gradativamente, de modo que até o final de 2016, as seis ILPIs de Natal tenham sido contempladas, totalizando uma média de 270 idosos beneficiados. São elas: Instituto Juvino Barreto, Lar do Ancião Evangélico – LAE, Associação casa de Idosos Jesus Misericordioso, CIADE- ILP Bom Samaritano, Espaço Solidário e Associação Espírita Enviada de Jesus – Lar da Vovozinha. O Instituto Juvino Barreto e o Lar da Vovozinha já foram beneficiados durante o ano de 2015.
"PINTANDO O SETE NA TERCEIRA IDADE" BENEFICIA IDOSOS DO ESPAÇO SOLIDÁRIO "PINTANDO O SETE NA TERCEIRA IDADE" BENEFICIA IDOSOS DO ESPAÇO SOLIDÁRIO Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, março 22, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...