MAIS DE 100 ESCOLAS ESTADUAIS IRÃO RECEBER REFORMA E AMPLIAÇÃO

O Governo do Estado está concluindo a adequação nos projetos complementares e orçamento para a reforma e ampliação de 95 escolas e construção de outras 12. Na manhã desta quarta-feira (02), os gestores e as equipes técnicas das secretarias de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) e da Educação e Cultura (SEEC) se reuniram com o representante da empresa  Sítios & Formas, vencedora da licitação, para ajustar detalhes da proposta. O Rio Grande do Norte conta hoje com 634 escolas estaduais.

As obras serão custeadas pelo tesouro estadual por meio de financiamento do Banco Mundial/RN Sustentável. A previsão é de que os serviços de reforma, ampliação e construção de todas as escolas envolvidas no projeto sejam concluídos até o início de 2018.  

As intervenções de reforma e ampliação das 95 escolas obedecerão a critérios pedagógicos. Bibliotecas e quadras poliesportivas estão entre os equipamentos previstos.  A maioria das estruturas que passará por adequações está na região do Alto Oeste. A construção de 12 novas escolas no Estado atende a critérios técnicos e por demandas identificadas especialmente em áreas rurais. Os municípios de Ceará-mirim (2), João Câmara, Pedro Avelino, Mossoró (2), Caraúbas, Portalegre, Natal (2), Vera Cruz e Macaíba serão contemplados. A maior parte das obras beneficiará assentamentos rurais, comunidades quilombolas e de povos remanescentes indígenas. Apenas três escolas serão construídas em áreas urbanas.  

O secretário de Estado da Educação e da Cultura Francisco das Chagas Fernandes afirma que a escolha da localização das novas escolas está relacionada com a política de inclusão defendida pelo Governo do Estado. “Construir escolas em assentamentos rurais, quilombolas e de povos remanescentes indígenas faz parte da política de inclusão do Estado. Envolver a escola nesse processo é fundamental e necessário”, afirmou. 

Coordenador geral do projeto RN Sustentável, o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira ressalta que ações como essa, lideradas pelo governador Robinson Faria, estão diretamente ligadas ao escopo do Governança Inovadora, maior projeto de Modernização da Gestão Pública já realizado no Rio Grande do Norte. “A reforma, ampliação e construção de mais de 100 escolas é uma ação extremamente importante e que está em harmonia com o mapa estratégico do Estado. Ao alinhar a educação à rede integrada de serviços do mapa, o Governo assume o papel de promover um salto no nível educacional da população e na qualificação profissional. Além do benefício para os nossos jovens, esse também é um projeto que gera emprego e renda, ou seja, também movimenta nossa economia”, afirmou.
MAIS DE 100 ESCOLAS ESTADUAIS IRÃO RECEBER REFORMA E AMPLIAÇÃO MAIS DE 100 ESCOLAS ESTADUAIS IRÃO RECEBER REFORMA E AMPLIAÇÃO Reviewed by Erivan Justino on 02 março Rating: 5
Postar um comentário

Romário Bispo