DIA MUNDIAL DA ÁGUA SERÁ COMEMORADO COM ATIVIDADES NO PARQUE DA CIDADE

Preocupada com a pouca quantidade (cerca de 0,008%) do total da água em nosso planeta que é potável, própria para consumo, a ONU – Organização das Nações Unidas criou o Dia Mundial da Água em 22 de março de 1992 e divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” apresentando uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

A preocupação das entidades que cuidam do meio ambiente é grande, pois grande parte das fontes da água que corre por lagos, rios e represas está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem e poderá faltar para o consumo. A cada ano, a data é destinada a discussões abordando o assunto e em 2015 o tema é: “Água é Vida que Continua: Qualidade. Universalidade. Responsabilidade”.

O Município de Natal, por meio da Arsban – Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal e Secretaria Municipal de Saúde, criaram a Semana Municipal da Água para debater com diversas entidades, temas relacionados a este importante bem natural e o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte será o palco do Seminário que acontecerá nos dias 21 e 22 de março. A abertura acontecerá às 13:00h com credenciamento, apresentação cultural do projeto Amana e presença do prefeito Carlos Eduardo Alves, Cláudio Porpino (ARSBAN), Luis Roberto Fonseca (SMS), José Mairton França (SEMARH) e convidados. A palestra de abertura será com o engenheiro e professor da UFRN, Hélio Rodrigues, com o tema “Água é Vida que Continua: Qualidade. Universalidade. Responsabilidade”, a partir das 15:00h. Em seguida acontecerá a solenidade de entrega do Selo Azul a instituições que fazem trabalhos de preservação da água.

Na terça-feira (22), a programação prossegue a partir das 8h da manhã, com várias Mesas Redondas com especialistas e representantes de órgãos públicos municipais e estaduais que tratam do assunto, com o objetivo de criar momentos de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver o problema da água. A programação acontecerá simultaneamente em vários locais da cidade e encerra no dia 23, a partir das 8h, com Audiência Pública na Câmara Municipal de Natal para apresentação do Relatório Final do Plano Municipal de Saneamento Básico e Minuta da Política Municipal de Saneamento Básico.

O público infantil tem uma programação especial dentro da Semana da Água. No dia 22 o projeto Ecocine, da UFRN, estará exibindo filmes para a criançada às 8:30h e no dia 23, às 15:30h. Na quarta-feira (24), haverá apresentação do Grupo Teatro de Mamulengo da Semurb, a partir das 9h. e às 15h será a vez do Grupo de Teatro Mamulengo da Caern. As escolas que quiserem participar da programação infantil com seus alunos podem agendar visita pelo telefone 3232-3207.
DIA MUNDIAL DA ÁGUA SERÁ COMEMORADO COM ATIVIDADES NO PARQUE DA CIDADE DIA MUNDIAL DA ÁGUA SERÁ COMEMORADO COM ATIVIDADES NO PARQUE DA CIDADE Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, março 18, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...