JAIME CALADO REÚNE-SE COM EMBAIXADOR BRASILEIRO NOS EUA PARA TRATAR SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, reuniu-se nessa terça-feira (09), nos Estados Unidos, com o embaixador da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, Carlos Duarte, para tratar sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - os ODS.

Jaime Calado apresentou os programas e ações que vem realizando em São Gonçalo, voltados para o cumprimento das diversas metas dos ODS, o que foi muito bem avaliado pela autoridade diplomática. Na oportunidade, foram discutidas formas de apoio e parcerias que o município poderá firmar com ONU, através de seus programas e fundos de fomento - como o UNICEF, a UNESCO, o PNUD e a FAO entre outros - para acelerar o atendimento das metas de desenvolvimento previstas no programa dos 17 Objetivos, no âmbito local.

“A conversa foi muito proveitosa. Superou nossas melhores expectativas. Mostramos o que estamos fazendo em São Gonçalo e pedimos apoio para fazer muito mais, em complemento e continuidade aos nossos projetos - na saúde, na educação, na geração de emprego, na infraestrutura urbana e na habitação. O embaixador foi muito atencioso e nos prometeu apoio total. Vamos ficar em permanente contato com ele acompanhando nossos pleitos", garante o prefeito.

A reunião com o embaixador brasileiro compõe a agenda de compromissos da missão oficial do prefeito a Nova Iorque e Boston, nos Estados Unidos, onde participa de reunião do Comitê de Especialistas em Administração Pública (CEPA) da ONU e faz visita à Universidade de Harvard - durante o período carnavalesco no Brasil.

No link abaixo você confere os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 
 

17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O prefeito informou, ainda, que os municípios estão no centro da estratégia adotada pelas Nações Unidas para alcançar os 17 Objetivos. “A ONU atribui grande importância a nós, gestores locais, neste processo. Isso é uma oportunidade para os prefeitos que devem buscar apoio para ações em seus municípios”, alertou Jaime.

Segundo a ONU, os ODS, embora de natureza global e universalmente aplicáveis, dialogam com as políticas e ações nos âmbitos regional e local.

A entidade reforça que na disseminação e no alcance das metas estabelecidas pelos ODS, é preciso promover a atuação dos governantes e gestores locais como protagonistas da conscientização e mobilização em torno dessa agenda.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU são:
1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição 
3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos 
4. Garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade 
5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
6. Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água
7. Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável
8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável
9. Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva
10. Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles
11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes
12. Assegurar padrões de consumo e produção sustentável
13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima
14. Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos
15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável das florestas
16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável
17. Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global 
JAIME CALADO REÚNE-SE COM EMBAIXADOR BRASILEIRO NOS EUA PARA TRATAR SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL JAIME CALADO REÚNE-SE COM EMBAIXADOR BRASILEIRO NOS EUA PARA TRATAR SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, fevereiro 10, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...