SOCIEDADE DISCUTE CRIAÇÃO DE CONSELHO DA JUVENTUDE NO RN

A Assembleia Legislativa promoveu, na tarde desta terça-feira (22), uma audiência pública para discutir a criação do Conselho Estadual de Juventude do Rio Grande do Norte. Reunindo estudantes, representantes da sociedade civil e do Poder Público, o encontro, proposto pelo deputado Fernando Mineiro (PT), discutiu o aperfeiçoamento do projeto e participação da sociedade nas decisões sobre as políticas públicas voltadas aos jovens potiguares.

"Esse momento é muito importante porque, diferente de outros debates em que nós estávamos cobrando uma ações, agora estamos discutindo uma ação apresentada por parte do Poder Público estadual e como podemos aperfeiçoá-la. Foi um start para começarmos esse debate", disse o deputado Fernando Mineiro.

Antes do debate, o Grupo de Dança do Teatro Alberto Maranhão fez uma apresentação aos presentes que lotaram o auditório da Casa. Em seguida, o debate teve início com as contribuições de dezenas de pessoas interessadas no tema e ligadas às lutas pela atenção às políticas voltadas aos jovens.

A professora do Departamento de Políticas Públicas da UFRN, Lindijane Almeida, falou sobre a importância da criação do conselho como forma de que os recursos públicos voltados às atividades que beneficiam os jovens tenham acompanhamento da própria sociedade. Pensamento semelhante ao do o assessor do Serviço de Assistência Rural (SAR), Evaldo Pinto.

"Tem que se trazer para perto das políticas públicas os usuários, e acho que eles devem permanecer de maneira com que compreendam quais são essas políticas e façam com que a intervenção seja muito mais, ajudando a influenciá-las positivamente", disse Evaldo Pinto.

Ainda no debate, os participantes falaram sobre possibilidades de composição e percentual de representantes de cada segmento dentro do conselho. Porém, as sugestões serão encaminhadas formalmente pelos interessados para que o Governo possa avaliar e, em seguida, encaminhar o projeto aperfeiçoado à Assembleia Legislativa, que fará a votação da lei que criará o Conselho Estadual de Juventude.

"Vamos tentar encerrar o ano com esse conselho aprovado para que ele comece a comprir o seu papel, incorporando novos movimentos e envolvendo novos participantes", disse a secretária estadual de Juventude (Sejurn), Divaneide Basílio.

Para ajudar no encaminhamento de sugestões à proposta já esboçada pelo Poder Público, o deputado Fernando Mineiro disse que disponibilizará também em seu site (www.mineiropt.com.br) o projeto de criação do Conselho Estadual de Juventude, que poderá ser acessado pela população para que as alterações na proposta possam ser enviados à Sejurn, que analisará a possibilidade de mudanças.

"A Conferência Nacional da Juventude ocorrerá a partir do dia 30 de outubro, então sugiro que até o dia 20 sejam encaminhadas as sugestões para que a Sejurn faça uma síntese do que foi encaminhado e apresente para a discussão. Em seguida, já com mais ideias e observações, possa repassar para o governador Robinson Faria, que também deverá dar sua contribuição, e encaminhe para a Assembleia. É importante que possamos votar essa matéria ainda neste ano", disse Mineiro.
SOCIEDADE DISCUTE CRIAÇÃO DE CONSELHO DA JUVENTUDE NO RN SOCIEDADE DISCUTE CRIAÇÃO DE CONSELHO DA JUVENTUDE NO RN Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, setembro 22, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...