HENRIQUE ALVES DISCUTE, EM BRASÍLIA, GESTÃO COMPARTILHADA DO FORTE DOS REIS MAGOS

A gestão compartilhada do Forte dos Reis Magos, em Natal, pela Prefeitura de Natal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foi discutida nesta quarta-feira (27), em duas audiências com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o prefeito Carlos Eduardo e dirigentes do IPHAN e da Secretaria do Patrimônio da União. O principal monumento histórico do Rio Grande do Norte é um dos atrativos turísticos mais visitados de Natal e se destaca na paisagem da capital potiguar pela arquitetura em formato de uma estrela com cinco pontas.

No encontro mediado pelo ministro Henrique Alves, o prefeito Carlos Eduardo, acompanhado dos secretários de Turismo, Fred Queiroz, e de Cultura, Dacio Galvão, apresentou uma proposta ao IPHAN manifestando a disposição do município em assumir a administração do forte e de ampliar a exploração turística do local com atividades culturais e a realização de eventos, além da abertura diária do monumento aos visitantes. Documento semelhante foi entregue ao Secretário Adjunto da SPU, Patryck Araújo Carvalho, solicitando a transferência do monumento para administração da prefeitura.

A presidente do IPHAN, Jurema Machado, disse que o instituto não faz objeção à proposta de cooperação. Ela disse que, após a restauração do monumento, a administração do forte poderá ser entregue a prefeitura para a exploração turística e cultural do espaço que antes estava sob a responsabilidade da Fundação José Augusto. A conservação do patrimônio ficaria sob a responsabilidade do IPHAN. O projeto de restauração está na fase final de elaboração. A licitação deverá ser realizada dentro de 60 dias.

Apesar da estrutura física do monumento ser considerada boa, o forte necessita passar por uma série de adaptações, sem interferir na estrutura da construção original de mais de 400 anos. Entre as alterações previstas, estão adaptações para melhorar a acessibilidade do monumento aos visitantes com deficiência. O projeto contempla ainda intervenções nas instalações elétricas, sanitárias e hidráulicas, além de equipamentos de segurança e contra incêndio. O IPHAN dispõe de R$ 6 milhões para Natal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das cidades históricas.
HENRIQUE ALVES DISCUTE, EM BRASÍLIA, GESTÃO COMPARTILHADA DO FORTE DOS REIS MAGOS HENRIQUE ALVES DISCUTE, EM BRASÍLIA, GESTÃO COMPARTILHADA DO FORTE DOS REIS MAGOS Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, agosto 27, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...