PREFEITURA DE SANTA CRUZ REALIZA CAMPANHA "FRETE LEGAL" PARA COIBIR TRABALHO INFANTIL NA FEIRA LIVRE

A Prefeitura de Santa Cruz iniciou no último sábado (04) as ações da Campanha Frete Legal, que objetiva coibir a alta incidência de crianças em situação de trabalho infantil na Feira Livre, fortalecendo assim a proteção às crianças e adolescentes do município.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e conta com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA) e Conselho Tutelar. O trabalho consiste na abordagem feita por profissionais dos órgãos de proteção, buscando identificar e cadastrar pessoas, a partir de 16 anos, que trabalham com frete utilizando carro-de-mão na feira livre. Feito o cadastramento, os jovens, e também adultos, recebem dois crachás, uma para o prestador do serviço e outro para o usuário do serviço, dando assim maior credibilidade e segurança.  Colete de identificação também é ofertado pela Prefeitura.

A Campanha Frete Legal também irá criar três pontos estratégicos onde os trabalhadores habilitados e que oferecem o serviço de frete na Feira Livre estarão disponíveis: Casa da Cultura (ao lado do ponto de mototaxi), Avenida Rio Branco (próximo a Bento Gás) e na Rua Dr.Pedro Medeiros (próximo ao Supermercado Araújo).

A Secretária Municipal de Assistência Social, Suelem Bulhões, explicou o objetivo da ação. “Identificando as pessoas que de fato podem desempenhar tal atividade, o frete, quem utiliza desse serviço poderá evitar corroborar que a prática ilegal do trabalho infantil. Esta é uma das prioridades da atual gestão e tem colocado Santa Cruz em posição de destaque no RN em virtude das ações coordenadas realizadas no município e que tem o objetivo evitar o trabalho de crianças e adolescentes, levando em consideração o artigo 60 da Lei nº 8.069 de 1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que ratifica a proibição”, explicou Suelem.

A previsão da Prefeitura de Santa Cruz é que o trabalho de cadastramento seja encerrado ainda neste mês de julho e que a partir do próximo dia 1º de agosto o serviço seja formalizado e passe a ficar a disposição da população. 
PREFEITURA DE SANTA CRUZ REALIZA CAMPANHA "FRETE LEGAL" PARA COIBIR TRABALHO INFANTIL NA FEIRA LIVRE PREFEITURA DE SANTA CRUZ REALIZA CAMPANHA "FRETE LEGAL" PARA COIBIR TRABALHO INFANTIL NA FEIRA LIVRE Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, julho 08, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...