AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE FUTURO DO PROERD E RONDA ESCOLAR

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e a Ronda Escolar no Rio Grande do Norte foram temas de discussão durante audiência pública na tarde desta quinta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em meio a polêmicas sobre a continuidade ou diminuição dos programas, os presentes receberam a promessa de que não haverá encolhimento das atividades e garantia de que o Poder Público vai buscar o crescimento das ações voltadas à segurança dos estudantes e combate ao consumo de drogas nas escolas do estado.

O Proerd é um programa de caráter social e preventivo onde policiais militares vão  às salas de aula das escolas de ensino público e privado para ministrar aulas semanais sobre o perigo das drogas. Nos últimos dias, diante da criação de novos programas no setor de Segurança Pública, houve a dúvida sobre continuidade ou diminuição do Proerd e da Ronda Escolar.

"Nossa preocupação efetiva é que a implantação de novas políticas publicas na área de segurança não impliquem no enfraquecimento de outras já existentes, por mais bem intencionadas que seja o Governo do Estado, e não temos dúvidas disso. Por isso é importante dirimir todas as dúvidas", explicou o propositor da audiência, deputado Kelps Lima (SDD).

Presentes ao encontro, representantes das escolas e também do Proerd e Ronda Escolar expuseram suas preocupações. Foi o caso da coordenadora do Proerd, tenente-coronel Margarida. Segundo ela, o programa tem atingido os objetivos e todos os que fazem parte do trabalho demonstram amor pelas ações de prevenção ao uso de drogas. Por isso, cobrou a manutenção do projeto em sua integridade e uso dos recursos destinados a ele.

"Não podemos permitir que esse as verbas destinadas a esse projeto sejam destinadas a outro setor. O Proerd tem eficiência sim. Precisamos melhorar e estamos abertos sempre. Precisamos do dialogo", disse tenente-coronel Margarida.
 
Saiba mais...

Pelo lado do Governo do Estado, a secretária de Segurança, Kalina Leite, tranquilizou todos os presentes à audiência. De acordo com ela, nunca foi cogitada a mudança no Proerd ou na Ronda Escolar.

"Sabemos a importante do programa. É indiscutível. Desejo é ampliar a política pública de enfrentamento às drogas. O desejo é que possa ampliar efetivo da PM e ampliar o Proerd, que Vai continuar com o fluxo que sempre teve", garantiu a secretária.

O comandante geral da PM, coronel Ângelo Dantas, também afirmou que o efetivo será mantido e que, mesmo com déficit de policiais em outras áreas enquanto há mais do que o previsto na área de Ronda Escolar e Proerd, não haverá mudança.

"Não passaram de boatos. O que queremos é diminuir o déficit, mas chamando novos policiais militares aos quadros da corporação, não remanejando", disse.

Presentes ao encontro, os deputados Jacó Jácome (PMN), Fernando Mineiro (PT), Dison Lisboa (PSD) e Márcia Maia (PSB) também enalteceram a importância dos programas e  a importância de se debater o futuro do Proerd e Ronda Escolar.

"A Audiência já teve um resultado. Criou um clima positivo. Já finalizamos uma fase e entramos em outra. Todos sabem que o Proerd não vai acabar", disse Mineiro. "Só a ação do Proerd não resolve, mas é uma ação preventiva e eu sempre defendo as políticas
sociais. Ele já mostrou que dá resultados", acrescentou Márcia Maia. "Que o governo continue dando prioridade, incremente e fortaleça o Proerd", finalizou Jacó.

Para Kelps Lima, a audiência, que lotou o auditório da Assembleia, foi positiva e demonstrou que todos estão com o objetivo de fortalecer o Proerd e a Ronda Escolar.

"Essa Casa cumpriu e continuará cumprindo o seu papel de mediar as discussões sobre os mais importantes temas do estado e, com certeza, a defesa aos estudantes e a prevenção ao uso de drogas são alguns deles", finalizou.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE FUTURO DO PROERD E RONDA ESCOLAR AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE FUTURO DO PROERD E RONDA ESCOLAR Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, julho 09, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...