RAFAEL MOTTA PRESIDE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

O deputado federal Rafael Motta (PROS) presidiu na tarde desta segunda-feira (29), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a audiência pública que debateu o Projeto de Lei nº 1.321/2011, que trata da criação do Fundo Nacional Pró-Leitura. O projeto é de autoria do ex-senador José Sarney e a audiência foi uma solicitação do parlamentar potiguar que é o relator da matéria e integrante da Comissão na Casa Legislativa.
 
Na ocasião, Rafael Motta destacou a importância de aprimorar a prática da leitura e apresentou dados da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2011, onde metade da população brasileira não foi identificada como leitor. “Diante deste panorama, fica claro que devemos formar leitores e aprimorar o ensino da leitura. O FNPL vai permitir o atendimento à Política Nacional do Livro, e dar continuidade a programas e projetos voltados para a área, democratizar o acesso ao livro e estimular o hábito da leitura no nosso País”, disse o deputado.

A presidente do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Cláudia Santa Rosa, participou da audiência e ressaltou a construção de mais bibliotecas públicas e escolares em todo o País. Já o presidente da Câmara Brasileira do Livro, Luís Antonio Torelli, que também esteve no encontro afirmou que atualmente no Brasil há uma livraria para cada 100 mil habitantes e que a Unesco recomenda uma livraria para cada 10 mil pessoas.

Ainda estiveram presentes na reunião a representante do Ministério da Educação, Júnia Sales; a representante do Ministério da Cultura, Suzete Nunes; o presidente do Instituto Pró-Livro, Marcos Veiga; o Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro, e da Leitura, José Castilho e o presidente do Movimento Brasil Literário, Volnei Canônica.

Festa Literária
O deputado Rafael Motta participa nesta quinta-feira, dia 2 de julho, da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), onde dissertará na mesa “Fundo Nacional Pró-Leitura: uma política necessária”.
RAFAEL MOTTA PRESIDE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS RAFAEL MOTTA PRESIDE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, junho 29, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...