PREFEITURA DE SANTA CRUZ DISPONIBILIZA VACINA CONTRA GRIPE E DEFINE ESTRATÉGIA PARA O "DIA D" DA CAMPANHA

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Saúde, já disponibiliza em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) a dose da vacinação contra a Gripe. A campanha de imunização da população teve início nesta segunda-feira (04) e vai até o próximo dia 22 de maio.

Além de oferecer a vacina nas UBS’s, a Prefeitura já preparou toda estratégia para o Dia D da campanha que acontecerá no próximo sábado (09). Neste dia, além das seis unidades básicas, profissionais da Saúde também aplicarão as doses da vacina na unidade móvel da Saúde ao lado da Igreja Matriz, na sede da Emater (Conjunto Cônego Monte), na Escola Estadual João Ferreira de Souza (bairro Paraíso) e na comunidade Bonsucesso. O horário de funcionamento de todos os postos de vacinação no Dia D será das 8 às 17 horas.

Devem ser vacinadas crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose. É importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Em Santa Cruz o público apto a receber a vacina é de 9.110 pessoas. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de vacinar no mínimo 80% de cada grupo prioritário.

A vacina
O Ministério da Saúde destaca que a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo a pasta, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas, com pneumonias, que buscam atendimento em hospitais e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o governo ressaltou que é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

Gripe: transmissão e sintomas
A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, ao tossir ou ao espirrar. A doença também pode ser transmitida pelas mãos e objetos contaminados.

Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
PREFEITURA DE SANTA CRUZ DISPONIBILIZA VACINA CONTRA GRIPE E DEFINE ESTRATÉGIA PARA O "DIA D" DA CAMPANHA PREFEITURA DE SANTA CRUZ DISPONIBILIZA VACINA CONTRA GRIPE E DEFINE ESTRATÉGIA PARA O "DIA D" DA CAMPANHA Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, maio 04, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...