ATREVA-SE E PSOL LANÇAM NOTA DE REPÚDIO CONTRA CÂMARA DE VEREADORES

O partido PSOL e a associação Atreva-se lançaram uma nota de repúdio à postura da Câmara dos Vereadores quanto a falta de diálogo e aprovação sem alterações do projeto de lei que institui a Semana da Família.

A nota também crítica veementemente o presidente do legislativo municipal, e autor do projeto, vereador Josemar Bezerra, por se mostrar nas redes sociais a favor do pleito da Atreva-se, mas que não se movimentou pela mudança no projeto de lei.

Veja a nota de repúdio completa:
Com informações de Édipo Natan

             NOTA DE REPÚDIO CONTRA A CÂMARA DOS VEREADORES
Na sessão ordinária do último dia 5, o poder legislativo de Santa Cruz aprovou por unanimidade o projeto de lei que institui a semana da família, de autoria do atual presidente Josemar Bezerra. O objetivo do projeto, segundo o autor e o conjunto dos vereadores, constitui a busca da valorização da "família". Atividades voltadas para tal fim serão desenvolvidas pela administração municipal durante a referida semana.
Nós que fazemos o PSOL de Santa Cruz e  a Atreva-se, movimento que luta pelo reconhecimento da diversidade sexual e de gênero na cidade, levantamos o debate  crítico nas redes sociais e elaboramos uma proposta de alteração do projeto, sob a justificativa de que, no nosso entendimento, o projeto do jeito que foi apresentado exclui e invisibiliza um amplo rol de arranjos familiares contemporâneos, posto que no que toca a questão da "família" nos dias de hoje, acreditamos não ser mais possível falar em termos de um único modelo ou tipo. O modelo tradicional de família nuclear, composto por pai, mãe e filho, é apenas um entre tantos outros.
Na luta contra a histórica violência sofrida pelas pessoas trans, gays e lésbicas, o reconhecimento dos modelos familiares oriundos dessas identidades de gênero e orientações sexuais, constitui um elemento fundamental.
Como respeitar a diferença se não aceitamos que ela se expresse na instituição mais básica e essencial da sociedade, que é a família? As famílias compostas por pessoas trans, dois homens e um filho/a, duas mulheres e um filho/a e outras tantas combinações possíveis existem e precisam ser respeitadas e reconhecidas na sociedade e também no texto da lei.
A nossa proposta de alteração foi a modificação do título para semana das famílias, no plural, seguida de uma definição mais alargada e abrangente do conceito de família.
Munidos dessa argumentação, procuramos o autor do projeto e o conjunto dos outros vereadores, todavia, não conseguimos que uma letra sequer do projeto fosse alterada.
Por isso, viemos a público expressar nosso mais veemente repúdio A TODOS OS VEREADORES E VEREADORAS, sem exceção, pelo desrespeito e ausência de diálogo com o movimento e por aprovarem, sem titubear, um projeto que exclui e invisibiliza importantes setores da sociedade.
Fazemos questão de destacar a postura do autor do projeto, o senhor Josemar Bezerra, que numa manobra legalista e sob os subterfúgios mais rasteiros, não mexeu uma vírgula do projeto, todavia buscou colocar-se como um apoiador das nossas reivindicações.
Caro vereador, por que nos subestima tanto assim? O senhor, definitivamente, não comprou a briga com o restante dos vereadores, tendo em vista que não acrescentou um artigo nem muito menos cogitou a possibilidade de retirar o projeto, o que seria a postura natural se o senhor realmente reconhecesse que o projeto do jeito que está é injusto e excludente.
Nós estamos convictos de que o que importa para a transformação social efetiva são atitudes, projetos e inciativas que tenham poder efetivo de mudar as coisas. Para nós, não basta dizer que apoia se na hora decisiva o parlamentar opta pela manutenção do voto e apoio do seu eleitorado conservador.
O restante dos vereadores/as nem ao menos se deram ao trabalho de ouvir nossa pauta.
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz, diante desses acontecimentos, deixou claro que não está a altura de seu tempo.
Todos vocês, senhoras e senhores vereadores/as, definitivamente, não nos representam. E nós não os pouparemos das críticas necessárias!

PSOL Santa Cruz e Atreva-se
ATREVA-SE E PSOL LANÇAM NOTA DE REPÚDIO CONTRA CÂMARA DE VEREADORES ATREVA-SE E PSOL LANÇAM NOTA DE REPÚDIO CONTRA CÂMARA DE VEREADORES Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, maio 07, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...