DIA MUNDIAL DA SAÚDE SERÁ MARCADO POR MANIFESTO NO RN

Servidores do estado e de Natal farão passeata no Dia Mundial da Saúde, para denunciar o caos na saúde pública, os ataques dos governos aos direitos dos trabalhadores e o Projeto de Lei que amplia a terceirização
Nesta terça-feira (07), os servidores da saúde farão um ato unificado. Após a concentração em frente ao Sindsaúde, às 08h, eles farão uma caminhada, com paradas na Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e na Prefeitura do Natal. O ato faz parte de uma jornada nacional de luta promovida pela central CSP-Conlutas e outras entidades contra os ataques aos direitos trabalhistas e também marca o lançamento da campanha salarial da saúde neste ano, que exige condições de trabalho, reajuste e melhorias na saúde pública. No caminho os servidores devem se juntar a outras categorias, como a dos bancários, que farão um ato neste dia.

O principal objetivo é lutar contra os efeitos da crise econômica que atinge o País, com reflexos no estado e prefeituras. "Os governos já estão tentando transferir a conta da crise para os trabalhadores: Dilma mexeu nos direitos trabalhistas; Robinson usa o dinheiro do Fundo Previdenciário e os deputados querem ampliar a terceirização. E a inflação está levando embora os salários", denuncia Simone Dutra, coordenadora-geral do Sindsaúde-RN.

Na terça-feira, a Câmara dos Deputados irá votar o Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização no País, para as chamadas ‘atividades fim’. Ou seja, se aprovado, outras profissões poderiam ser tercerizadas, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, bancários, jornalistas, reduzindo direitos e salários.

Dia Mundial da Saúde
O ato exigirá mais investimentos na saúde pública e a garantia de um SUS público e de qualidade. "Se a saúde já está um caos, pode ficar ainda pior, pois os governos estão planejando cortes de gastos e adiando concursos. Os servidores ganham baixos salários e trabalham em condições de guerra", afirma Simone.
Além do ajuste fiscal, o governo federal planeja um corte de até R$ 80 bilhões no Orçamento deste ano, que poderá atingir a Saúde. Prefeituras como a de Natal, Mossoró e Parnamirim já anunciaram corte de 25% dos gastos. O protesto exigirá mais recursos para o SUS e a garantia de umaa saúde pública, financiada e administrada pelo Estado, sem privatização.
DIA MUNDIAL DA SAÚDE SERÁ MARCADO POR MANIFESTO NO RN DIA MUNDIAL DA SAÚDE SERÁ MARCADO POR MANIFESTO NO RN Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, abril 06, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...