CHEGADA DE CENTRO DE NEFROLOGIA EMOCIONA FAMILIARES DE PACIENTES QUE FAZEM HEMODIÁLISE EM NATAL-RN


“Só quem tem alguém na sua família viajando três vezes por semana à Natal para fazer hemodiálise sabe a importância desse Centro de Nefrologia”, essas palavras foram ditas pelo Deputado Estadual Tomba Farias na ocasião em que foi lançada a pedra fundamental da construção do Centro de Nefrologia Santa Rita e definem muito bem a forma como a população de Santa Cruz tem recebido a notícia de que muito em breve pacientes com problemas renais, sobretudo, os que precisam se submeter a hemodiálise não terão mais que se deslocar em média três vezes por semana à Natal/RN para passar pelo tratamento.
 
O lançamento da obra aconteceu na última sexta-feira(24), no local onde foi instalado o canteiro de construção do Centro de Nefrologia, na Rua São Nicolau, Conjunto Cônego Monte (próximo ao Hospital Regional Aluísio Bezerra).

No evento, entre autoridades, empresários e operários, estavam também populares que foram ver de perto o que para muitos é a realização de sonho. Pessoas que conhecem muito bem, sabem na prática o que representa a chegada de um Centro de Nefrologia à Santa Cruz. Não era difícil ver estampada no rosto de várias pessoas a emoção, sobretudo, daquelas que vivenciam o drama ou acompanham tudo de muito perto. Pessoas que sabem o quanto é difícil lutar contra uma doença, além disso ter que dedicar horas e horas de suas vidas para um tratamento longe de casa.

A senhora Adailma Pontes, que tem um filho que regulamente precisa passar por hemodiálise em Natal/RN, não conseguiu conter as lágrimas. Emocionada, ela não conseguiu se pronunciar, mas pediu que transmitisse a todos os presentes o quanto ela e o seu filho estão felizes com a chegada do Centro de Nefrologia. Ele fez também questão de externar os seus agradecimentos à Prefeita Fernanda Costa, ao Deputado Tomba Farias e ao Padre Vicente Fernandes, que não mediram esforços para que o projeto se tornasse uma realidade.

O caminho
A chegada do Centro de Nefrologia à Santa Cruz/RN se deu por meio de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada. A articulação da Prefeitura, desde o início da gestão de Fernanda Costa, os esforços do Deputado Tomba Farias e a disponibilidade da Paróquia de Santa Rita em doar o terreno para construção do Centro, viabilizaram o interesse de um grupo de empresários em investir na efetivação dos serviços na capital do Trairi.

A obra
Orçada em R$ 2,5 milhões de reais, a obra terá 2 mil metros quadrados de área construída, composta por dois pavimentos. O Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia/Secção do RN, Marcel Rodrigues, um dos sócios do empreendimento destacou: “Os serviços que serão oferecidos em Santa Cruz se comparam aos que são oferecidos hoje em São Paulo/SP”.

Prefeita destaca a importância do Centro de Nefrologia
A Prefeita Fernanda Costa enfatizou a importância da chegada do Centro à Santa Cruz: “Por ser médica, sei a grandiosidade do beneficio que vai ser trazido com a construção dessa clinica. Não só para Santa Cruz mas também para a região Potengi e parte do Seridó. Vimos a emoção da mãe de um paciente que está sendo submetido à hemodiálise, porque ela sabe da dificuldade, do desgaste. Mesmo com o apoio da Prefeitura com o transporte, a gente sabe que são três dias praticamente perdidos na vida dessas pessoas, porque é praticamente o dia inteiro que eles levam para esse tratamento”, afirmou Fernanda.

A Prefeita de Santa Cruz também comemorou a vinda de uma equipe capacitada de profissionais que poderá atuar principalmente no trabalho de prevenção de problemas renais. “Acho que esse talvez é um dos maiores ganhos, para que a gente possa num futuro próximo ter um número menor de pacientes comprometidos ou, pelo menos, pacientes que possam postergar a necessidade da hemodiálise”, frisou.
CHEGADA DE CENTRO DE NEFROLOGIA EMOCIONA FAMILIARES DE PACIENTES QUE FAZEM HEMODIÁLISE EM NATAL-RN CHEGADA DE CENTRO DE NEFROLOGIA EMOCIONA FAMILIARES DE PACIENTES QUE FAZEM HEMODIÁLISE EM NATAL-RN Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, abril 27, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...