PROBLEMA DE DILMA E SEU GOVERNO PETISTA VAI ALÉM DA CORRUPÇÃO E PROTESTOS: FRAGMENTAÇÃO POLÍTICA PODE TIRÁ-LA DO PODER


Dilma tem razão ao dizer, como fez esta semana, que manifestações são coisas da vida. Ainda mais depois de junho de 2013, quando protestos passaram a fazer parte do cotidiano brasileiro. Governante que teme pessoas expressando sentimentos, ainda mais na era das redes sociais, está frito. Creio que o problema de Dilma não é o que vai acontecer ou deixar de acontecer no próximo dia 15, mas sim a fragmentação política.

O PT é governo e sua base se opõe ao ajuste fiscal. O PMDB está dentro da canoa e (no mais das vezes) rema contra. No Congresso são 28 partidos, muitos de tamanho médio e que olham, sobretudo, para seus interesses particulares. Para estes não faria diferença se a presidente fosse Dilma, Aécio ou Marina ou o pastor Everaldo.

Neste cenário, como governar?

Saiba mais...

Não se trata apenas de chegar até 2018, mas de atender às necessidades das pessoas que de tempos em tempos se mobilizam no Brasil afora para votar, escolher governantes, demandando melhores serviços públicos. Que pagam impostos. Para a população a briga entre políticos não é grande novidade. Para a maioria dos brasileiros, a política sempre foi algo mais ou menos distante, mais ou menos fechada, mais ou menos corrupta, um mundo à parte.

O que as pessoas esperam da política, porém, é que esta melhore suas vidas e os serviços públicos. Aqueles pontos que sempre aparecem à exaustão nas campanhas eleitorais: saúde, educação, transporte, emprego. O cidadão-eleitor-consumidor pode olhar a polícia à distância, e até ter repulsa, mas dela espera resultados. Neste ponto, Dilma perdeu terreno em 2015, particularmente entre os mais pobres, aqueles que têm renda familiar de até dois salários mínimos e formam 40% da população. Foi este eleitor, aliás, que lhe garantiu o segundo mandato.

A última pesquisa Datafolha mostrou que nesta faixa de renda o índice dos que acham o governo ótimo/bom despencou de 50% em dezembro para 27% em fevereiro. No Nordeste a mesma coisa: em dezembro de 2014, 53% achavam o governo ótimo/bom, caindo para 29% em fevereiro. O Nordeste foi a região onde, proporcionalmente, mais caiu a popularidade de Dilma. Diminuição do crédito para consumo, reajustes de luz, ônibus, anúncio de restrições ao acesso a direitos trabalhistas e previdenciários, paralisação de obras, certamente ajudam a explicar a corrosão na imagem da presidente.

Mas questão não é mais eleitoral nem de imagem da presidente, mas diz respeito à vida das pessoas. Caberá a Dilma reverter este quadro melhorando a situação econômica e os serviços públicos. Apesar da fragmentação ou até mesmo com ela.
PROBLEMA DE DILMA E SEU GOVERNO PETISTA VAI ALÉM DA CORRUPÇÃO E PROTESTOS: FRAGMENTAÇÃO POLÍTICA PODE TIRÁ-LA DO PODER PROBLEMA DE DILMA E SEU GOVERNO PETISTA VAI ALÉM DA CORRUPÇÃO E PROTESTOS: FRAGMENTAÇÃO POLÍTICA PODE TIRÁ-LA DO PODER Reviewed by Erivan Justino on sábado, março 14, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...