REFORMA POLÍTICA DE EDUARDO CUNHA IRRITA PT E PLANALTO


A relação conturbada entre o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o Palácio do Planalto se desenhou logo na primeira semana em que o peemedebista liderou a Casa. Além da criação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras(CPI), a discussão sobre a reforma política – tema defendido pela presidente Dilma Rousseff(PT) durante a campanha eleitoral e em seu discurso de posse – colocou os dois partidos em campos opostos. Nos microfones, as legendas ressaltam a necessidade de mudanças urgentes no sistema político, mas, na prática, os aliados têm propostas completamente diferentes sobre o assunto.

Ao criar uma comissão especial para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/13, Eduardo Cunha apontou para os itens que considera mais importantes na reforma política e desagradou ao PT e ao Planalto. A proposta pretende acabar com a reeleição para presidente, governadores e prefeitos, extingue também o voto obrigatório, que passa a ser facultativo e a adoção de um sistema misto (privado e público) para o financiamento de campanhas.

Apesar de ter sido resultado de um grupo coordenado pelo ex-deputado petista Cândido Vaccarezza(PT-SP), a proposta vai na contramão do que é defendido pelo PT e pela presidente. Contrários às mudanças defendidas na PEC, PT, PCdoB, Psol e PV tentaram impedir a admissibilidade da proposta e a criação da comissão que vai discutir o tema, mas cederam depois que Cunha afirmou que outras propostas também serão discutidas.

Para o líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado, o tema vai criar duros embates entre os partidos aliados no Parlamento e os petistas pretendem adotar uma postura contrária à PEC 352/13. “O PMDB e o deputado Eduardo Cunha querem cumprir prazos exíguos para aprovar uma proposta que é do interesse deles. Não inclui mudanças defendidas pela presidente e pelo PT. Nossa posição é radicalmente contra. Sem meio-termo, já que decidimos não abrir mão das propostas que defendemos e que poderão mudar efetivamente o sistema político no Brasil. Vamos ter um embate duríssimo com Cunha”, afirmou Machado.
 Da Agência Estado
REFORMA POLÍTICA DE EDUARDO CUNHA IRRITA PT E PLANALTO REFORMA POLÍTICA DE EDUARDO CUNHA IRRITA PT E PLANALTO Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, fevereiro 09, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...