RN REALIZA PRIMEIRA EXPORTAÇÃO DE GADO

Governo do RN acompanha primeira exportação de gado para o Senegal
Hoje é um dia histórico para a agropecuária do Rio Grande do Norte. Após décadas sem comercializar qualquer tipo de animal bovino para fora do Estado, nesta segunda-feira, está sendo embarcado, com apoio do Governo do RN, o primeiro avião cargueiro com 178 cabeças de gado da raça Guzerá para o Senegal, na África Ocidental. Durante toda a tarde de hoje, os animais foram acomodados nos contêineres apropriados, que serão despachados na aeronave prevista para decolar às 23 horas da noite, do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Na operação, o país africano compra o gado, através de agente selecionado, e distribui entre criadores e municípios para viabilizar o melhoramento genético.

A operação de embarque dos animais foi acompanhada pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do RN, Haroldo Abuana, pelo presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (ANORC), Antônio Teófilo de Andrade, pelo presidente da Federação da Agricultura do RN (FAERN), José Vieira, e pelos criadores representados pelo exportador Camilo Collier. Esta é a primeira exportação potiguar de gado após o Estado ser reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa com vacinação, há sete meses. A operação faz parte de um programa de exportação de banco genético para melhoria da qualidade da genética africana.

“O Governador Robinson Faria tem conversado no sentido de incentivar a cadeia produtiva e iniciativas como estas fazem parte do processo. É um momento histórico, que simboliza o início de uma nova era para a nossa pecuária. Demonstra ainda que temos qualidade, animais e genética de ponta”, destaca Haroldo Abuana, acrescentando que estas operações terão o potencial de estimular o mercado local. O secretário de Agricultura reforça que o intercâmbio genético, a depender da determinação do Governo do Estado, será mantido e ampliado. “A raça Guzerá representa uma demanda atual, mas podemos ter outras raças e culturas sendo exportadas”, conclui.
RN REALIZA PRIMEIRA EXPORTAÇÃO DE GADO RN REALIZA PRIMEIRA EXPORTAÇÃO DE GADO Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, janeiro 05, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...