FERNANDO CHIRIBOGA LANÇA SEU DÉCIMO SEGUNDO LIVRO

Lançamento contará com uma exposição com 40 fotografias de Fernando de Noronha e Galápagos

Ilhas, praias paradisíacas, baías encantadoras, aves, peixes e mamíferos de várias espécies raras. Cenários dos dois arquipélagos da América do Sul que são declarados Patrimônio Nacional da Humanidade pela UNESCO e que o fotógrafo Fernando Chiriboga fez questão de fotografar e registrar no seu mais novo livro que será lançado no próximo dia 28 de janeiro, a partir das 18h, em frente à livraria Saraiva do Midway Mall, com o título: “Ilhas Encantadas – Fernando de Noronha e Galápagos”.

O livro, patrocinado pela Cosern - Grupo Neoenergia, através da Lei Rouanet de incentivo a cultura, do Ministério da Cultura, reúne mais de 350 fotos em 270 páginas, com fotografias e textos traduzidos em três línguas.

Durante o lançamento será aberta uma exposição fotográfica do próprio autor, com 40 fotos que fazem parte do livro, além do lançamento da Revista “Foco Poty”, informativo cultural fotográfico da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), com distribuição gratuita. A exposição ficará aberta ao público até o dia 14 de fevereiro durante o horário de funcionamento do shopping.

O 12° livro de Chiriboga revela belezas dos dois arquipélagos, com cenários encantadores, como a Ilha Cabeluda e a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, a Ilha Plaza Sul e a Baía Sullivan, em Galápagos, além da diversidade dos animais, como golfinhos rotadores, fragatas, noivinha, atobá-de-pés-azuis, leão marinho, pinguins e iguanas de Galápagos.  A obra também traz textos de autoridades, como José Roberto de Medeiros, Diretor-presidente da Cosern; Fernando Magalhães, Embaixador do Brasil no Equador; Horacio Sevilla Borja, Embaixador do Equador no Brasil; Jasmine Moreira, Chefe do Dep. de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR) e Tjitte de Vries, Professor de Ecologia da Pontifícia Universidade Católica de Quito – Equador.

Em seu novo livro, Fernando Chiriboga chama atenção para um desejo antigo de integrar através de sua arte, o Equador e o Brasil, países que compõem sua história. “Do Equador guardo o amor filial e as memórias da infância feliz e dos bons vividos anos de juventude. Do Brasil, que tão generosamente me acolheu, dedico um enorme carinho e a mais profunda gratidão”, declara o fotógrafo.  O autor dedica o trabalho à memória do seu pai mi Osito. 

Saiba mais...


Histórico
O equatoriano radicado em Natal, Fernando Chiriboga veio para o RN em 1985 para cursar Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
Inicialmente se dedicou a pintura, tornando-se Artista Plástico. Mas foi na fotografia que encontrou sua identidade artística, aprendendo tudo por conta própria.
Desde 1988, participa de várias exposições coletivas e realizou cinco mostras individuais. Seus trabalhos vêm sendo publicados em importantes revistas e sites no Brasil. Conquistou menções honrosas e vários prêmios, sendo o último Concurso Photopro Design – International Photoshop Conference – Fotografia, no qual ganhou o 3° lugar, em 2004.

Há 16 anos dedica-se à fotografia de hotéis e turismo, natureza, aventura, gastronomia, imagens aéreas, arquitetura e indústria. Apaixonado pela natureza e por aventura, além de retratar as terras andinas, vem, nos últimos anos, percorrendo o nordeste Brasileiro.

Coleção
De 2004 até hoje, Fernando Chiriboga lançou dez livros de fotografias sobre o Rio Grande do Norte. O primeiro foi Matas Potiguares – Natureza e Surrealismo, com ensaio fotográfico da Mata Atlântica Potiguar, com poemas de Leila Medeiros.
Em 2005, Praias e Dunas – Rio Grande do Norte, com fotos do litoral potiguar. Já em 2007, Chiriboga retratou as belezas do sertão potiguar, com o livro Seridó – Paisagens de um Sertão Encantado.
Voltando para o litoral, em 2008, Chiriboga uniu suas fotos aos relatos de pescadores do litoral, no livro De Ondas e Ventos: Potiguares na Imensidão do Mar.
Em 2009, publicou o Natal – Luzes da Cidade, com as fotos da capital potiguar iluminada. As serras do alto oeste do estado foram destaque no livro Serras Potiguares – Terras do Alto Oeste, lançado em 2010. No mesmo ano, Chiriboga fez ensaio com as paisagens do litoral potiguar.
Em 2011, lançou dois livros, o Mangues Potiguares – Vida e Marés, com fotos das florestas de manguezal do Rio Grande do Norte, e depois, Céu, Terra, Mar – Rio Grande do Norte, com imagens áreas das belezas naturais do estado.
Em 2012 lançou “Caminhos de Sertão e Mar”, revelando belezas do Oeste do Rio Grande do Norte, com cenários encantadores, como as Dunas do Rosado, em Porto do Mangue, o Lajedo do Rosário, em Felipe Guerra, os morros de areias coloridas na praia de Tibau, entre outros lugares do sertão.
Em 2014, Fernando mudou o foco e inovou lançando “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Nordeste do Brasil”. O livro-álbum fez um resgate, através de imagens e textos em inglês e português, do legado arquitetônico do Nordeste brasileiro, com aproximadamente 250 fotografias. Um dos mais belos e ousados projetos do autor.

Serviço:
Lançamento e Exposição Fotográfica
Livro “Ilhas Encantadas – Fernando de Noronha e Galápagos”, de Fernando Chiriboga.
Revista “Foco Poty”, informativo cultural fotográfico da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) – distribuição gratuita.
Data | 28 de janeiro 2015.
Horário | 18h00
Local | Midway Mall - 3º piso, em frente à Livraria Saraiva.

Valor do livro R$ 120,00, mas no dia do lançamento terá valor promocional de R$ 80,00.
Mais informações:
G7 Comunicação – 9983 0905 / 8899 0905 / 2010 2618
FERNANDO CHIRIBOGA LANÇA SEU DÉCIMO SEGUNDO LIVRO FERNANDO CHIRIBOGA LANÇA SEU DÉCIMO SEGUNDO LIVRO Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, janeiro 26, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...