ASSEMBLEIA DÁ POSSE AO GOVERNADOR ROBINSON FARIA

Solenidade no Centro de Convenções de Natal reuniu milhares de pessoas
 
Na sessão solene de posse do governador Robinson Faria (PSD) e do vice Fábio Dantas (PC do B), o novo gestor do RN pelos próximos quatro anos iniciou seu pronunciamento se reportando às dificuldades enfrentadas na campanha, a qual se referiu como a primeira na história do Estado a “ter um candidato a governador tão abastecido de solidão”.

Robinson Faria disse que dos líderes consolidados recebeu o conselho para desistir e, de alguns aliados, a observação deselegante de que a melhor decisão seria a fuga. Ou a composição com a chapa adversária. O novo governador fez um discurso bastante emocionado: “Neste momento minha vida se confunde com a força de todas as minhas emoções”, afirmou. O governador lembrou do seu falecido pai, Osmundo Faria e agradeceu o empenho de sua família na disputa passada, fazendo uma menção especial ao filho, deputado federal Fábio Faria.         

Ao conduzir a solenidade de posse, o presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta (PROS), disse que o momento era de olhar para a frente, quando o RN escreve um capítulo especial da sua história. “Temos oportunidade de fazer do diálogo um instrumento de navegação e sensatez da classe política. O governador e o vice são oriundos do Poder Legislativo e homens públicos amadurecidos, conscientes de que a missão de administrar é um ato de compartilhar responsabilidades. A Assembleia está pronta para apoiar o esforço de melhoria das atividades essenciais ao crescimento econômico com justiça social. Desejo boa sorte a Robinson e sua equipe e que estejam inspirados, pois no que depender da nossa Casa, nosso RN será mais justo, fraterno e feliz”, disse o presidente.

Antes de iniciar sua fala sobre os projetos à frente do governo, Robinson Faria disse que sua motivação era ser o melhor governador da história do Estado: “Não há nessa afirmativa qualquer presunção ou vaidade pessoal, mas é essa vontade que me obriga a colocar-me a serviço do povo, objeto mais que principal e único, do qual invisto-me na condição de servo”.

Leia mais...

Projetos
Com relação à gestão, o governador disse que na Educação, entre outras ações, pretende implantar o Plano Estadual de Educação e convocar as universidades públicas e privadas para compor parcerias permanentes, além de lançar e efetivar o Pronatec Estadual. Outro projeto é o Brasil Profissionalizado, em parceria com o governo federal. “Quero dignificar a atividade professoral com salários dignos, respeito profissional e preparação acadêmica”.


Na Saúde o governador tem a meta de construir o Hospital de Traumas e recuperar 25 unidades hospitalares. Na área de Segurança, uma das bandeiras de sua campanha, o governador reafirmou a implantação do projeto Ronda Cidadã, já executado no Brasil e outros países. Outro destaque foi o aparelhamento técnico e humano da polícia civil e a revisão do estatuto da PM. “Estabelecidas as prioridades de emergência, não descuidarei dos outros núcleos da vida em sociedade”, disse.

Robinson citou ainda o turismo, o esporte e a cultura como prioridades do seu governo. No campo econômico, disse que pretende promover e ampliar a geração de empregos, mas ressaltou que o sucesso das iniciativas “dependerão da vontade política e do apoio da coletividade”.
 
O governador afirmou que pretende fazer uma gestão humanitária, mas austera e transparente e que escolheu seus auxiliares com base em critérios técnicos e já cumprindo uma das primeiras promessas de campanha. Também enfatizou que pretende ter uma relação de irmandade, mas de independência, harmonia e tratamento respeitoso com os demais poderes. “Serei incansável na luta pela promoção do desenvolvimento econômico, social e na construção de uma gestão que traga de volta aos norte-rio-grandenses, a honra de serem filhos desta terra tão amada”, disse.
 
Expectativas 
Os deputados falaram sobre suas expectativas com relação ao novo governo. Tomba Farias (PSB) disse que a Casa está pronta para auxiliar: “Não temos lado, estamos do lado do RN para ajudar a cumprir as promessas feitas em campanha, especialmente em áreas críticas como a saúde e segurança”, disse. Kelps Lima (SD) disse que aguarda as medidas necessárias para tirar o Estado da crise em que se encontra: “Muitas vezes as crises são oportunidades de transformação e precisamos que ocorra”.

Fernando Mineiro (PT) disse que suas expectativas são as melhores possíveis: “Todos temos a consciência dos problemas, mas estou muito esperançoso na dedicação, coragem e determinação do governador para tirar o Estado da situação em que se encontra e coloca-lo num novo patamar”. Gustavo Fernandes (PMDB) espera que os pilares mais difíceis da administração sejam atendidos. “Os primeiros dias serão difíceis, mas a Assembleia irá fazer a sua parte, mas mesmo estando na oposição ajudarei no que for preciso”, disse.
ASSEMBLEIA DÁ POSSE AO GOVERNADOR ROBINSON FARIA ASSEMBLEIA DÁ POSSE AO GOVERNADOR ROBINSON FARIA Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, janeiro 02, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...