GOVERNADORA E SECRETÁRIO DE AGRICULTURA FAZEM BALANÇO DA GESTÃO E APRESENTAM CALENDÁRIO DE EXPOSIÇÕES 2015

A Governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Tarcísio Bezerra, realizaram na manhã desta terça-feira (24), durante a inauguração do Idema - Ecocentro, um balanço das ações da SAPE no período 2011-2014. O evento contou com representantes de classe como Anorc, Ancoc, Sinproleite, além da Emater, Emparn e Ministério do Desenvolvimento Agrário. Na ocasião também foi apresentado o calendário do circuito estadual de exposições agropecuárias de 2015 com 20 eventos em todas as regiões do estado.

O titular da pasta iniciou o balanço lembrando da maior seca dos últimos 60 anos no Nordeste, que afetou o Rio Grande do Norte com três anos de estiagem. Apesar disso, Tarcísio Bezerra declarou ações como o Programa do Leite, que foi mantido e que diariamente são comprados de produtores locais 85 mil litros do produto que tem uma um alcance social relevante dentro do Estado.

Outras ações foram: garantir, em parceria com a Emater, os recursos para construção de 2.600 barragens submersas, das quais 1.100 já foram entregues;  o reconhecimento internacional do RN como área livre da aftosa mediante vacinação após mais de 14 anos; a realização de oito exposições agropecuárias em 2014, fomento no programa de aquisição de milho, distribuição de 244 mil sacos de ração para gado. O secretário dimensionou ainda o agronegócio no RN apontando que a área representa 30% do PIB do estado e que, apenas com a seca, as perdas econômicas representaram R$ 4,6 bilhões em três anos.
 
Leia mais...


“Estamos fazendo o balanço e deixando a titularidade da Agricultura com o sentimento de dever cumprido, de tranquilidade. Faço questão de ressaltar o empenho da Governadora Rosalba Ciarlini e do secretário de Planejamento, Obery Rodrigues, que apesar das dificuldades orçamentárias enfrentadas nos deram  plenas condições de manter os programas e ações da Sape funcionado. Estamos deixando a secretaria sem dever nada para produtores do Programa do Leite, e tendo conseguido a mudança de status da febre aftosa mesmo sem o apoio devido do Governo Federal, apenas com o apoio das prefeituras, produtores e do Governo do RN”, comentou.

A Governadora Rosalba Ciarlini declarou que a seca dificultou as ações no Rio Grande do Norte, mas lembrou que importantes ações foram adotadas para amenizar os efeitos da estiagem para o homem do campo. “Tivemos na nossa gestão ações como a construção da Barragem de Oiticica, que era um pedido secular, o nosso programa de cisternas e de barragens submersas, de distribuição de sementes e ração para o gado, entrega de filtros para famílias, entre outras ações. Estamos deixando o Governo, digo sem dúvidas, bem melhor do que encontramos”, avaliou a Governadora.
GOVERNADORA E SECRETÁRIO DE AGRICULTURA FAZEM BALANÇO DA GESTÃO E APRESENTAM CALENDÁRIO DE EXPOSIÇÕES 2015 GOVERNADORA E SECRETÁRIO DE AGRICULTURA FAZEM BALANÇO DA GESTÃO E APRESENTAM CALENDÁRIO DE EXPOSIÇÕES 2015 Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, dezembro 23, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...