REUNIÃO SOBRE CURSO DE MEDICINA PARA SANTA CRUZ CONTOU COM PARTICIPAÇÃO DA PREFEITA FERNANDA COSTA

Na noite desta terça-feira, 25/11, um grupo de cidadãos santacruzenses se reuniram para debater sobre o curso de medicina para Santa Cruz, que envolve a doação da escola municipal Miguel Lula de Farias e a possibilidade da federalização do HRAB.

Foi uma discussão ampliada onde participaram cerca de 30 pessoas, dos mais diversos segmentos da sociedade. Todos tiveram a oportunidade de fazer suas colocações e defender aquilo que acham mais viável. Neste primeiro momento não houve um consenso, porém, pontos mais importantes, como por exemplo, a federalização do Aluizio Bezerra ganhou apoio de todos. Inclusive da prefeita de Santa Cruz Fernanda Costa, que não pôde está na reunião, mas, fez questão de interagir falando por telefone, em viva voz, e todos a ouviram atentamente. Fernanda estava representada pela secretária municipal de Saúde, Millena Ferreira.
Por telefone, Dra. Fernanda deixou bem claro que concorda com a federalização do HRAB e colocou sua gestão a disposição de todos para fortalecer cada vez mais toda e qualquer ação que venha contribuir com o melhor para o povo de Santa Cruz e região.

Nas discussões, a respeito da federalização do HRAB foram afloradas várias situações:
O município não pode entregar o hospital à união e sim ao Estado;
O Estado vai querer receber? E se receber, vai querer repassar à união?
Se federalizar?
Quanto aos servidores estaduais e municipais que prestam serviços àquela instituição:
Qual será o destino desses servidores? Continuarão prestando seus serviços normalmente ou serão devolvidos às suas 'origens'?
Federalizado, o HRAB deixará de ser de referência e passará a hospital-escola da UFRN/FACISA. Assim sendo, oferecerá apenas atendimentos ambulatoriais.
Os atendimentos de urgências e emergências ficarão por conta da Unidade de Pronto Atendimento-UPA, que ainda está sendo construída no bairro Paraíso.

Sobre a doação da Miguel Lula para a UFRN/FACISA já foi resolvido. A câmara municipal aprovou e a prefeita Fernanda Costa sancionou a referida lei efetivando a doação. E, autorizada pela prefeita Fernanda, a secretaria municipal de Educação já protocolou junto ao Ministério da Educação(PAR) a solicitação para construção da nova escola.  Nesse ponto, o que ainda não está definido é o terreno aonde irá ser construída a sede da Miguel Lula. Uma das possibilidade seria construir no terreno do DNIT(próximo a rodoviária) que mede 22 mil m². Para construir a escola será necessário apenas 2 mil m². Para o mesmo tamanho que ela é hoje.
Ao final, foram formados grupos para fazer contatos com autoridades e apresentarem seus resultados na próxima reunião que já ficou agendada para a próxima quarta-feira, 03/12, no mesmo local(auditório da rádio Santa Rita).

A prefeita Fernanda Costa e o deputado Tomba Farias terão audiência com a reitora da UFRN, Ângela Paiva, nesta sexta-feira(28), para dá prosseguimento as negociações acerca do tema: Curso de medicina para Santa Cruz.
REUNIÃO SOBRE CURSO DE MEDICINA PARA SANTA CRUZ CONTOU COM PARTICIPAÇÃO DA PREFEITA FERNANDA COSTA REUNIÃO SOBRE CURSO DE MEDICINA PARA SANTA CRUZ CONTOU COM PARTICIPAÇÃO DA PREFEITA FERNANDA COSTA Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, novembro 26, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...