PROFESSORES DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE FARÃO PARALISAÇÃO E ATO PÚBLICO NESTA TERÇA-FEIRA(25)

Categoria reivindica implantação do Plano de Cargos e do 1/3 da hora-atividade, além de melhorias nas escolas
Nesta terça-feira, 25 de novembro, os professores da rede pública de São Gonçalo do Amarante (SGA) farão um ato público, às 9h, em frente à prefeitura municipal (Rua Alexandre Cavalcanti, S/N - Centro). O protesto faz parte da paralisação de advertência que os professores de São Gonçalo promoverão durante todo o dia 25/11, para reivindicar principalmente o cumprimento do plano de cargos dos professores, a implantação do 1/3 da hora-atividade e a melhoria na estrutura física das escolas.
Os servidores denunciam que a prefeitura de SGA não cumpre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria e que se recusa a ajustar a diferença salarial entre os professores de nível médio e de nível superior. Atualmente, a diferença entre eles é de apenas R$ 1,80. Isso ocorre porque, ao longo dos últimos anos, a prefeitura só tem dado o percentual de reajuste correto aos professores de nível médio, que é a menor parcela da categoria. O restante tem recebido reajustes menores, o que vem desvalorizando os salários da maioria.

A categoria também reivindica a implantação imediata do 1/3 da hora-atividade fora de sala de aula, que é um direito que os professores têm para organizar atividades pedagógicas, como preparação das aulas e correção de provas. Durante a última greve de categoria, entre fevereiro e abril deste ano, a prefeitura se comprometeu a implementar o 1/3 da hora-atividade, mas até agora poucas escolas contam com os chamados “professores volantes”, que têm o papel de substituir os demais professores durante o período de planejamento de aulas, como é o caso da Escola Municipal Maria da Cruz.

Segundo os servidores, muitos desses professores volantes não têm formação adequada para assumir a função. As aulas deveriam ser de matérias complementares, como Educação Física, Artes ou Línguas, mas os professores volantes que estão chegando às escolas não seriam formados nessas áreas específicas.
Para piorar, nas escolas onde ainda não chegaram os professores volantes, os alunos estão voltando para casa nos dias escolhidos para o planejamento dos professores. "Mais um ano se passou e os problemas na educação de São Gonçalo só aumentaram. As escolas continuam caindo aos pedaços e a prefeitura continua negando os direitos dos servidores. O 1/3 da hora-atividade já deveria ter sido implantado em toda a rede pública, mas a prefeitura continua prejudicando o aprendizado dos alunos, com a falta de professores volantes e de estrutura física digna nas escolas", denuncia Socorro Ribeiro, diretora do Sinte-RN, núcleo de São Gonçalo do Amarante.

Com tantos pontos pendentes, a categoria não descarta a possibilidade de organizar uma nova greve.
PROFESSORES DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE FARÃO PARALISAÇÃO E ATO PÚBLICO NESTA TERÇA-FEIRA(25) PROFESSORES DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE FARÃO PARALISAÇÃO E ATO PÚBLICO NESTA TERÇA-FEIRA(25) Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, novembro 24, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...