RN PRETENDE VACINAR 1,2 MILHÕES DE BOVINOS CONTRA AFTOSA EM NOVEMBRO

Campanha para segunda etapa acontece de 1 a 30 do próximo mês. Organização Mundial de Saúde reconheceu RN como área livre da doença.

Do G1 RN
Segundo Adepará, existem na região 168 mil cabeças de gado. (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
RN foi reconhecido como área livre pela OIE em 2013
O Instituto de Defesa de Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) estima a vacinação de 1,2 milhão de bovinos entre os dias 1 e 30 de novembro, período da segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa. Em maio deste ano, o estado foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da febre aftosa com vacinação.

A mudança de status veio após cinco anos e começou ainda em maio de 2013, quando o estado concluiu o inquérito soroepidemiológico e foi reclassificado nacionalmente como zona livre da aftosa com vacinação. Com o anúncio desta manhã, o RN cumpre a expectativa do orgão internacional de ser reconhecido fora do Brasil como livre da doença.

Em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, a prefeitura divulgou um calendário de visitação da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos. As quatro vão a 133 comunidades rurais da cidade para vacinar os rebanhos de pequenos criadores que possuem até 25 cabeças de gado. Os agricultores familiares receberão a vacina de graça.

O IDIARN/Santa Cruz também deverá apresentar um calendário de vacinação que atenda todo o rebanho dos municípios da região.
RN PRETENDE VACINAR 1,2 MILHÕES DE BOVINOS CONTRA AFTOSA EM NOVEMBRO RN PRETENDE VACINAR 1,2 MILHÕES DE BOVINOS CONTRA AFTOSA EM NOVEMBRO Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, outubro 30, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...