EDUCADORES HOMENAGEADOS RECEBEM COMENDA ANÍSIO TEIXEIRA

Em alusão ao Dia do Professor comemorado no último dia 15 de outubro, a Câmara Municipal de Natal realizou, na manhã desta sexta-feira (17), uma Sessão Solene para a entrega da Comenda Educador Anísio Teixeira. A homenagem proposta pela vereadora Professora Eleika Bezerra tem o objetivo de reconhecer e valorizar a atuação dos profissionais que se destacam ou se destacaram através de seus relevantes serviços prestados na área da Educação. A solenidade foi realizada no Plenário da Casa Legislativa. 
Para a vereadora professora Eleika Bezerra, a Comenda Educador Anísio Teixeira representa o reconhecimento daqueles que contribuem para uma educação de qualidade. “O professor é a profissão básica para todas as outras profissões. É ele, o professor, que nos prepara para a vida. E, pela importância que este profissional tem, acredito que precisamos valorizar e reconhecer a sua atuação. Eu me sinto muito honrada e orgulhosa em ser professora há mais de 50 anos e gostaria que todos os meus colegas assim se sentissem”, afirma a parlamentar.
A propositora também explicou os motivos que a levaram a instituir o nome da Comenda de educador Anísio Teixeira. “Juntamente com Paulo Freire, ele foi uma das figuras que mais chamou a atenção pela defesa da Educação no século XX. Foi ele o responsável por integrar a rede municipal de Educação do ensino básico até a universidade, ainda na década de 1930, além de ter ficado conhecido como um exímio defensor da Escola de Tempo Integral no Brasil. Em fins dos anos de 1950, Anísio Teixeira participou dos debates para a implantação da Lei Nacional de Diretrizes e Bases tão utilizada, debatida e ainda não efetivamente cumprida em nosso país. Por essas e outras tantas conquistas para a área da Educação, Anísio Teixeira é um nome que precisa ser reverenciado”, completa Eleika Bezerra. 

Presente à solenidade, a secretária municipal de Educação, Justina Iva, parabenizou a iniciativa. “Além de homenagear o grande educador Anísio Teixeira que fez história nesse país, esta iniciativa da vereadora Eleika vem para reverenciar o profissional mais importante, uma vez que é ele quem garante a formação de todos os demais profissionais que a sociedade precisa”, disse a titular da SME.
Cada parlamentar teve o direito de homenagear um educador indicado por ele. A vereadora propositora da Comenda escolheu a diretora Ana Guimarães, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nossa Senhora de Lourdes, localizado em Mãe Luiza. “A realidade que nós vivemos é difícil. Então, me sinto muito emocionada em receber essa homenagem, pois é uma maneira de valorizar o trabalho que eu desenvolvo na comunidade. Agora tenho a certeza de que estou no caminho certo”, pontuou Ana Guimarães.
Entre os educadores homenageados, três atuam na área política em defesa da Educação: a senadora eleita Fátima Bezerra, indicada pelo vereador Hugo Manso; o deputado estadual Fernando Mineiro, pelo vereador Fernando Lucena; e a própria propositora da Comenda, a vereadora Professora Eleika Bezerra, homenageada pelo vereador Dickson Júnior.
Os demais educadores indicados foram: Maria Lindomar Medeiros (Albert Dickson), Késia Rodrigues (Amanda Gurgel), Tereza Neuman Lima (Aquino Neto), Ângela Lopes (Aroldo Alves), Norma Chacon (Ary Gomes), Ione Freitas (Bertone Marinho), Luciano Capistrano (Chagas Catarino), Evanir Pinheiro (Dagô), Nilca Cassimiro (Eudiane Macedo), Maria das Graças Vital (Franklin Capistrano), Euzélia Germano (George Câmara), Olsa Aidê Leal (Jacó Jácome), Mytércia Bezerra (Júlia Arruda), João Maria de Lima (Júlio Protásio), Cleide Moura (Júnior Grafith), Aliete Moura de Melo (Marcos Antônio), Raimundo Moisés (Paulinho Freire), Clotilde Godeiro (Rafael Motta), Gecionny Pinto (Sandro Pimentel), Maria Queiroz Lima da Costa (Ubaldo Fernandes).
EDUCADORES HOMENAGEADOS RECEBEM COMENDA ANÍSIO TEIXEIRA EDUCADORES HOMENAGEADOS RECEBEM COMENDA ANÍSIO TEIXEIRA Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, outubro 17, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...