DEBATE: CANDIDATOS USAM PALANQUE ELETRÔNICO EM BUSCA DE VOTOS


Na caça aos mais de 200 mil indecisos e tentando mudar a opinião dos eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto, quatro dos cinco candidatos ao governo do Rio Grande do Norte participaram ontem do último debate da atual campanha eleitoral, promovido pela InterTV Cabugi.


Mediado pelo jornalista Ari Peixoto, da Rede Globo, o debate foi realizado em novo  formato, adotado para dar mais ritmo e permitir o confronto direto entre os candidatos. Nos dois primeiros blocos, os postulantes ao governo fizeram perguntas entre si de tema livre e ainda tiveram direito a um questionamento com tema determinado. O terceiro e último bloco foi destinado às considerações finais com um minuto para cada participantes.

Iniciado logo depois da novela Império, o que garantiu boa audiência principalmente em Natal, o maior colégio eleitoral do Estado, o debate virou o assunto mais comentado nas redes sociais, onde partidários de Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD), os dois mais bem posicionados nas pesquisas, se confrontavam, realçando as propostas de uns e criticando o desempenho de outros.
Nas eleições deste ano, 2,32 milhões de homens e mulheres acima de 16 anos de idade, estão aptos a votar no RN. De acordo com a última pesquisa realizada pelo Ibope, 10% ainda não escolheram em candidato a governador e 15% estão dispostos a não votar em nenhum deles.

A eleição para governador é a 9ª no Rio Grande do Norte, desde a redemocratização do Brasil, em 1982. Neste período, José Agripino, Garibaldi Filho e Wilma de Faria foram eleitos duas vezes. A atual governadora, Rosalba Ciarlini foi vetada pelo DEM e não pode disputar a reeleição.

Além de Henrique e Robinson, participaram do debate Robério Paulino (PSOL) e Araken Farias (PSL). Simone Dutra não foi convidada porque o partido dela, PSTU, não tem representação no Congresso Nacional.


Confiante num bom desempenho, Robinson foi o primeiro a chegar e Araken o segundo. Henrique chegou logo depois: “Vamos mostrar propostas, discutir com serenidade, respeitar os adversários”, disse o candidato,  lamentando o uso de perfis falsos na internet que, sob o manto do anonimato, passam a atacá-lo. “Rede social não é para isso, é para interagir, informar, conscientizar”, disse.

Robério Paulino chegou prometendo levar ao debate o mesmo tema que vem explorando ao longo da campanha: a necessidade renovação da política. “Tem juiz dizendo que estão comprando voto no interior. Quem está comprando voto? Isso é a velha política no Brasil, desde os tempos dos coronéis”, afirmou. Pela ordem do sorteio coube a Robério fazer a primeira pergunta – sobre violência – a Henrique.

Os candidatos assumiram o compromisso de não usar as imagens do debate em programas eleitorais ou nos blogs de campanha.
DEBATE: CANDIDATOS USAM PALANQUE ELETRÔNICO EM BUSCA DE VOTOS DEBATE: CANDIDATOS USAM PALANQUE ELETRÔNICO EM BUSCA DE VOTOS Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, outubro 01, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...