GOVERNADORA VISITA OBRAS DE INFRAESTRUTURA PARA EDUCAÇÃO

A Governadora Rosalba Ciarlini visitou, na manhã desta segunda-feira (22), obras de infraestrutura para educação acompanhada da Secretária Estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto e do Secretário Estadual Adjunto da Educação, Joaquim Oliveira.
A primeira obra visitada pela Chefe do Executivo foi a de reforma e recuperação das instalações do Ginásio Professor Marcelo de Carvalho, popularmente conhecido como DED, no bairro Candelária, Zona Sul de Natal.

Até o momento 50% do serviço previsto no projeto foi executado, incluindo as rampas de acessibilidade; piso de alta resistência da quadra, arquibancadas e circulações; vestiários masculino e feminino; banheiros (masculino e feminino) para o público; substituição da instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias; corrimões e parte do muro no entorno. Agora os trabalhos concentram-se na conclusão do muro, pintura e revisão da cobertura.

A obra é a primeira grande reforma realizada no ginásio desde a sua inauguração, em 1975, e vai possibilitar a retomada das atividades esportivas. Ao todo serão investidos R$ 478.315,22 pelo Governo do Estado, com contrapartida do Governo Federal.
Para o ex-atleta e Coordenador da Codesp, Gileno Souto, a recuperação da estrutura do Ginásio será significativa para o esporte local. “É uma obra muito importante para todas as federações, logo que ficar pronto, este será o principal Ginásio da Zona Sul para onde iremos direcionar todas as competições”, disse.



Colégio Estadual Atheneu
Após a visita ao DED, a Governadora Rosalba Ciarlini se dirigiu ao Colégio Estadual do Atheneu. O prédio passa por uma obra de recuperação e ampliação com o objetivo de proporcionar maior conforto a equipe técnica, professores e alunos.

A obra está com 73% do projeto concluído. Como parte da ampliação, o Colégio ganhou uma área de convivência, refeitório e sala para o grêmio estudantil. O Ginásio Silvio Pedroza foi totalmente reformado, com recuperação da quadra e teto, e agora os trabalhadores estão fazendo a pintura. Além dos laboratórios, biblioteca e salas da administração que foram recuperados.

A expectativa é que a obra seja concluída no início de dezembro. Até lá o serviço segue com a recuperação das 18 salas de aula e acabamento. O estudante do 1° ano do ensino médio, Tarcísio Souza, conta que este é um momento esperado por todos. “Estamos muito felizes porque finalmente teremos uma escola com uma boa estrutura para realizarmos atividades diferentes”, disse.

Essa é a primeira vez que o prédio do Colégio, inaugurado em 1954, passa por uma obra de ampliação. A arquitetura original vai ser preservada por se tratar de Patrimônio Histórico potiguar. Investimento de R$ 2,2 milhões por parte do Governo do RN.

Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Extremoz
A Governadora também visitou a obra do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (CEEPT), em Extremoz, acompanhada do Prefeito, Klaus Torquato.

A construção está na fase final com 95% do projeto executado. Agora os serviços concentram-se no acabamento, como a colocação do piso externo e pintura.

As 12 salas de aula, auditório com capacidade para 200 pessoas, seis laboratórios, ginásio poliesportivo com arquibancadas para 500 pessoas e vestiários, biblioteca, sala para os professores, sala para a direção, banheiros, cozinha, cantina, refeitório, anfiteatro estão prontos.

A expectativa é que a obra do Centro Tecnológico seja entregue em outubro. “Vamos entregar a obra física em outubro e esperamos em seguida concluir o processo de compra dos equipamentos, pois o Governo Federal libera o recurso somente quando a obra chega a 95% dos trabalhos concluídos”, explicou a Governadora

O CEEPT de Extremoz terá capacidade para atender até 1500 alunos do município e região. “Queremos que os Centros Tecnológicos sirvam para fortalecer as atividades econômicas de cada região, nesse de Extremoz poderemos ter cursos na área de turismo e confecção, que são as potencialidades da região”, declarou a Governadora.

O Centro faz parte de um convenio com o Ministério da Educação e a Secretaria Estadual de Educação e da Cultura. O projeto foi desenvolvido para oferecer ensino de tempo integral aos jovens do ensino médio que além dos conteúdos normativos, também farão cursos profissionalizantes.

Ao todo serão construídos 10 CEEPTs em todo RN. Até o final do ano o Governo do Estado deve fazer a entrega de quatro: Extremoz, Ceará-Mirim, Parnamirim, Natal (Pitimbú).

GOVERNADORA VISITA OBRAS DE INFRAESTRUTURA PARA EDUCAÇÃO GOVERNADORA VISITA OBRAS DE INFRAESTRUTURA PARA EDUCAÇÃO Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, setembro 22, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...