GOVERNADORA PARTICIPA DA ABERTURA DO SEMINÁRIO 'MOTORES DO DESENVOLVIMENTO'

A Governadora Rosalba Ciarlini participou, na manhã desta segunda-feira (08), da abertura do Seminário Motores do Desenvolvimento com o tema "Internacionalização e Interiorização: Desafios e Oportunidades" junto ao Ministro da Educação, Henrique Paim; o Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho; o Prefeito de Natal, Carlos Eduardo; a Reitora da UFRN, Ângela Paiva; o Vice-Presidente da Fecomércio, Luis Antônio Lacerda e o 1° Vice-Presidente da Fiern, Pedro Terceiro de Melo.

Também participaram a Embaixadora do México, Beatriz Paredes; o Presidente do Banco do Nordeste, Nelson Antônio de Sousa; o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves e a Deputada Federal Fátima Bezerra.

No foco das discussões desta edição do projeto está a educação superior, especificamente a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Destaque entre as melhores do país, a UFRN forma boa parte dos profissionais que atuam nos diversos setores da economia potiguar. "Esperamos que, de momentos como este surjam novas formas de colaboração para o desenvolvimento do Estado", disse a Reitora da UFRN.


A Governadora frisou a importância de debater a internacionalização e a interiorização da Universidade. "A educação é, sem dúvida, um dos nossos principais pilares, e falar em interiorização é falar de dar oportunidade a quem está distante dos grandes centros. Internacionalizar é trocar experiência com outras realidades, algo fundamental no mundo globalizado em que vivemos".

A Chefe do Executivo também falou sobre as ações realizadas pelo Governo do Estado em parceria com a UFRN, como o SIGEDUC e o Rede Giga Metrópole.

A Secretária Estadual de Educação, Betânia Ramalho, detalhou para os presentes cada um dos projetos. O SIGEDUC é um sistema digital no modelo SIGAA da UFRN, desenvolvido para melhorar a gestão e o monitoramento da educação estadual. E o Rede Giga Metrópole um sistema interligando diversas instituições também com o objetivo de desenvolver a educação.

O Ministro da Educação, primeiro palestrante, falou sobre os desafios da educação no país e destacou os esforços para vencê-los. "Precisamos que a produção cientifica proporcione o desenvolvimento do Brasil, mas para isso precisamos aproximar a ciência e o mundo produtivo", ressaltou.

O Seminário Motores do Desenvolvimento é promovido pelo jornal Tribuna do Norte, pelo Sistema Fecomércio, Sistema Fiern e UFRN.
GOVERNADORA PARTICIPA DA ABERTURA DO SEMINÁRIO 'MOTORES DO DESENVOLVIMENTO' GOVERNADORA PARTICIPA DA ABERTURA DO SEMINÁRIO 'MOTORES DO DESENVOLVIMENTO' Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, setembro 08, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...