GOVERNO DIVULGA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS RECEITAS DO TESOURO ESTADUAL RELATIVAS AO 1º SEMESTRE DE 2014

O Governo do Estado publicou neste sábado, 16, no Diário Oficial, o Relatório de Avaliação das Receitas do Tesouro Estadual relativas ao 1º semestre de 2014.
O documento, elaborado pela Secretaria de Planejamento e Finanças, foi entregue na última terça-feira, 12, pela Governadora Rosalba Ciarlini aos representantes dos Poderes, do Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público em reunião na Governadoria.
Na ocasião, a Chefe do Executivo Estadual discutiu com os presentes os índices negativos da economia nacional, a correlação que eles tem com a frustação crescente de receitas no Rio Grande do Norte e pediu a compreensão de todos no sentido de tomar suas próprias medidas de contenção no segundo semestre de 2014.
O artigo 9o da Lei Complementar 101, da Lei de Responsabilidade Fiscal, determina que, neste caso, os Poderes e o Ministério Público promovam limitação de empenho e movimentação financeira, seguindo critérios fixados na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Por parte do Executivo Estadual, uma das medidas de adequação a essa nova realidade será a reprogramação do pagamento da 2a parcela do 13o salário (correspondente a 20% do total), anteriormente prevista para acontecer na próxima segunda-feira, 18.
A nova data está estimada para até o dia 20 de dezembro, quando está planejado o pagamento do restante.
De acordo com o Relatório (em anexo em dois documentos, na íntegra), houve uma frustação da receita estimada com a realizada no Rio Grande do Norte (0,96% em jan-fev, 2,62% em mar-abr e 4,96% mai-jun) que guarda uma estreita correlação com os indicadores macroeconômicos do Brasil, notadamente a desaceleração da economia medida pelo desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, de apenas 0,2%, puxado principalmente pela retração da indústria nacional (queda de 0,8% em relação ao trimestre anterior) e pela taxa de investimento, que sofreu redução de 2,1% .
Esse quadro se reflete diretamente na arrecadação de impostos no Estado principalmente o sobre Produtos Industrializados (IPI), que compõe a base de formação do Fundo de Participação dos Estados (FPE). No Rio Grande do Norte, a frustração de receita no 1o semestre de 2014 foi puxada basicamente pela queda desse fundo, de R$ 151,3 milhões em relação a estimativa inicial elaborada pela Secretaria do Tesouro Nacional. 
GOVERNO DIVULGA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS RECEITAS DO TESOURO ESTADUAL RELATIVAS AO 1º SEMESTRE DE 2014 GOVERNO DIVULGA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS RECEITAS DO TESOURO ESTADUAL RELATIVAS AO 1º SEMESTRE DE 2014 Reviewed by Erivan Justino on domingo, agosto 17, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...