EM DEBATE COM DELEGADOS, CANDIDATOS AO GOVERNO DEFINEM SEGURANÇA PÚBLICA COMO PRIORIDADE

A Segurança Pública foi elencada como maior prioridade para o Rio Grande do Norte pelos candidatos ao Governo do Estado que participaram de encontro com os delegados de Polícia Civil realizado nesta quarta-feira (27). Promovido pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol/RN), o encontro contou com a presença de quatro governadoráveis e mais de 80 delegados.


Na ocasião, a presidente da Adepol/RN, Ana Cláudia Saraiva, expôs as dificuldades enfrentadas pela Polícia Civil e entregou a cada um dos candidatos um documento com 18 sugestões da classe para a melhoria do serviço oferecido à população. “O grave problema da insegurança que estamos vivenciando é consequência de uma política não-continuada de segurança. O baixíssimo índice de elucidação de crimes acontece por falta de investimento na área. Temos excelentes profissionais, mas o número é insuficiente para a demanda, pois hoje temos um déficit de 78% no quadro de pessoal. Não podemos mais aceitar o que vem acontecendo todos os anos que é o contingenciamento de recursos da Polícia Civil”, pontua.


Para a presidente, os candidatos se mostraram preocupados com a situação. “Há um clamor público por segurança em nosso Estado. O cidadão está com direito de ir e vir comprometido e, por isso, todos os candidatos se mostraram preocupados e determinados em resolver o problema”, completa Ana Cláudia.


O candidato Henrique Alves afirmou ser inadmissível que apenas 7% do orçamento do Estado seja utilizado para a Segurança Pública. Segundo ele, deste valor, apenas 1% é para investimento e o restante é para custeio. “Hoje quem está em casa, preso e com medo, é o cidadão de bem. Temos que inverter esse quadro e, para isso, me comprometo a unir forças com o Legislativo, Judiciário, Ministério Público e as polícias Civil e Militar. O nosso problema de Segurança é de Estado e não de Governo”, disse.


Já o candidato Araken Farias garantiu que, se eleito governador, os cargos de chefia da Segurança Pública serão indicados pela classe e defendeu a criação de um presídio agrícola por entender que o preso precisa estar ocupado, trabalhando. “O Governo Federal disponibilizou R$ 60 milhões para a construção de presídios no Estado e estes recursos foram devolvidos por falta de projetos. Isso não pode acontecer”.


O professor Robério Paulino, também candidato ao Governo do Estado, reforçou a importância do debate, citando a falta de investimentos e problemas sociais como os principais fatores para a falta de segurança pública e citou a humanização e unificação das polícias como possíveis soluções a médio prazo.


Encerrando o encontro, Robinson Faria afirmou que a média de homicídios em Natal já ultrapassou o índice considerado como epidêmico pela Organização das Nações Unidas. Ele garantiu que, se eleito, destinará 10% do orçamento para a Segurança Pública e que não aceitará contingenciamento de recursos da PC. A construção de uma nova sede para a Delegacia Geral de Polícia (Degepol) e o combate ao tráfico de drogas foram outras propostas apresentadas pelo candidato.
EM DEBATE COM DELEGADOS, CANDIDATOS AO GOVERNO DEFINEM SEGURANÇA PÚBLICA COMO PRIORIDADE EM DEBATE COM DELEGADOS, CANDIDATOS AO GOVERNO DEFINEM SEGURANÇA PÚBLICA COMO PRIORIDADE Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, agosto 29, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...