GONZAGÃO EM CENA

O interesse em torno das histórias contadas e cantadas por Luiz Gonzaga está longe de se esgotar. Pernambucano de Exu, imortalizado por sua vasta obra, a vida do Velho Lua já foi transformada em filme, rendeu livros e documentários. E o diretor e roteirista João Falcão, ainda inebriado pelo centenário do nascimento de um de seus ídolos, resolveu recontar a trajetória do Rei do Baião em forma de musical. Há mais de um ano em cartaz no eixo Rio-São Paulo, com uma série de prêmios importantes na bagagem, “Gonzagão – A Lenda” estreia esta quinta-feira em Natal no Teatro Alberto Maranhão. Capitaneado pela dupla de atores-cantores Marcelo Mimoso e Larissa Luz, o espetáculo será apresentado de hoje a sábado (15), sempre às 20h.

Escalado para abrir a programação do Festival Ibero-Americano de Teatro de Bogotá, na Colômbia, no próximo mês de abril, o musical traz para o palco uma adaptação de tudo o que João Falcão (“A Máquina”, “Clandestinos” e “Louco por Elas”) pesquisou por mais de um ano. Informações que acabaram misturadas às memórias afetivas do autor, também pernambucano de São Lourenço da Mata. Ou seja, como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens em que as versões de seus biógrafos não convergem, onde realidade e fantasia se confundem, e o diretor se sentiu livre para tratar mais do mito do que do homem.

“É uma biografia poética, cronológica, alinhavada por canções e pela trama que envolve a trupe que conta essa história”, adiantou Falcão por telefone ao VIVER. Durante 90 minutos, oito atores e uma atriz se revezam no palco em uma viagem musical pelo imaginário nordestino. O elenco divide as atenções do público com uma banda formada por quatro músicos que executam ao vivo as quase 40 músicas presentes no espetáculo, entre elas  “Cintura fina”, “O xote das meninas”, “Qui nem jiló”, “Baião”, “Pau-de-arara” e a célebre “Asa Branca”.

“Gonzagão – A Lenda” acumula os prêmios Shell de Teatro 2012 de Melhor Música; o 7º APTR de Melhor Produção; Prêmio Qualidade de Melhor Espetáculo; e o Prêmio FITA 2013 nas categorias Melhor Espetáculo (Júri Popular), Melhor Direção e Melhor Figurino.
GONZAGÃO EM CENA GONZAGÃO EM CENA Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, fevereiro 14, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...