PROART CRIA ESPAÇO PARA HOMENAGEAR MESTRES DA ESCULTURA NA 19ª FIART

Espaço denominado Salão dos Mestres chama a atenção dos visitantes
Em reconhecimento e valorização à classe dos artesãos potiguares, a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) por meio do Programa Estadual do Artesanato (Proart), preparou um espaço exclusivo para homenagear mestres da escultura potiguar, na 19ª Feira Internacional do Artesanato (Fiart), que acontece no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções de Natal, até o próximo domingo, dia 02 de fevereiro.
O Salão dos Mestres, como foi nomeado, está localizado na entrada principal da feira e reúne obras de seis mestres, sendo eles: Ambrósio Córdula, (escultura em madeira) do município de Acari; Josimar Silva, (esculturas de cerâmica vitrificada) de São Gonçalo do Amarante; Antônio Santana, (esculturas de madeira) de Ceará - Mirim; Edvaldo da Silva Santiago, (esculturas de cerâmica) de Ceará - Mirim; Maria do Carmo Porfirio, (esculturas em cerâmica) de São José do Mipibú e Lúcia Maria de Oliveira, (esculturas de cerâmica) de São Gonçalo do Amarante.


O espaço chama a atenção do visitante. Com uma estrutura apropriada, os mestres homenageados fabricam e criam belas esculturas no local. O artesão Antônio Santana, 50 anos, um dos mestres homenageados, fala sobre a importância da participação do Proart nessa feira. “O apoio que o Proart oferece aos artesãos, garantindo as nossas participações em grandes feiras e exposições, facilita a visibilidade e a valorização dos nossos trabalhos dentro e fora do estado, como para em outros países. Eu já vendi peças para presidentes e embaixadores”, declarou.
Com quase 38 anos de profissão, Antônio já participou de várias feiras com o apoio da Sethas. “Já viajei muito e participo das principais feiras de artesanato do país. Tenho vários clientes dos outros estados brasileiros, principalmente, São Paulo e Rio de Janeiro”, finalizou.
Além do Salão dos Mestres, a Sethas é responsável por 78 estandes, sendo 41 do Proart e 37 do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). No total, são 300 artesãos presentes na feira, representando os 10 mil cadastrados no Programa Estadual. A Fiart funciona das 15h às 22h com 385 estandes para a visitação.
PROART CRIA ESPAÇO PARA HOMENAGEAR MESTRES DA ESCULTURA NA 19ª FIART PROART CRIA ESPAÇO PARA HOMENAGEAR MESTRES DA ESCULTURA NA 19ª FIART Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, janeiro 28, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...