SAMU/RN INAUGURA BASE DESCENTRALIZADA EM CAICÓ

Na próxima quinta feira (19) será inaugurada, em Caicó, a 25ª base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Samu de Caicó vai atender todo o município, que hoje é de aproximadamente 76.246 habitantes, além da cobertura de BRs e RNs que abrangem os municípios pactuados que são: Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Jardim de Piranhas, Ipueira e São José do Seridó. A nova base está localizada no Quartel do Corpo de Bombeiros da cidade.

Após a implantação da 25ª base descentralizada, a população vai ter acesso ao Serviço Móvel de Urgência, através de profissionais qualificados para esse tipo de assistência. As ambulâncias são de suporte básico e avançado, disponibilizado de equipamentos adequados para a imobilização do paciente politraumatizado. Antes, o próprio município era quem prestava assistência em ambulâncias simples, sem equipamentos adequados para a imobilização do paciente politraumatizado.

Juntamente com a base, a Sesap estará inaugurando a Central de Regulação do Seridó, a segunda do RN, após a do município de Natal. Durante o ano de 2014, as outras cinco Centrais de Regulação do Estado serão implantadas. De acordo com a coordenadora do Complexo Estadual de Regulação, Maria da Saudade de Azevedo, as centrais permitem ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) ser atendido em sua própria região, evitando deslocar-se para outras localidades.

Além disso, “as Centrais de Regulação possibilitam a organização dos fluxos, bem como a otimização e fortalecimento dos serviços, já que os referenciamentos do usuário, quando necessários, são realizados em conformidade com o perfil de cada hospital, de modo a não sobrecarregar as unidades hospitalares com demandas inapropriadas. Assim, garantimos uma maior qualidade do atendimento para a população”, explicou.

As 25 Bases do Samu atendem 60 cidades e aproximadamente dois milhões de habitantes, atingindo 75% da população potiguar. A meta do Governo do Estado é que em 2014 a cobertura alcance a marca dos 85%, porcentagem que tornará o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência potiguar superior ao que é atualmente realizado em Estados do Centro-Sul do Brasil.
Por Asessoria Sesap/RN
SAMU/RN INAUGURA BASE DESCENTRALIZADA EM CAICÓ SAMU/RN INAUGURA BASE DESCENTRALIZADA EM CAICÓ Reviewed by Erivan Justino on sábado, dezembro 14, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...