MAESTRO CAMILO GANHA CONCURSO DE ESCOLHA DO HINO PARA O MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ

Em noite histórica, Concurso escolhe Hino Municipal de Santa Cruz

Por PMSC
Em uma noite que entrou para a história do município, foi realizada nesta quinta-feira (21) a apresentação pública das composições finalistas do concurso realizado pela Prefeitura de Santa Cruz para a escolha do Hino Oficial do município. O evento aconteceu no Teatro Municipal Candinha Bezerra, que estava lotado.

O Coral de Santa Rita de Cássia interpretou com brilhantismo as cinco melhores composições, das quais a do compositor Marcos Cavalcanti foi apresentada como participação especial e não concorreu na fase final. Foram finalistas as obras dos compositores Gilberto Cardoso, Washington da Silva, Camilo Henrique e Crisanto Dantas.

As composições passaram pelo julgamento de uma comissão altamente qualificada, forma por músicos e historiadores, e que avaliou a musicalidade e a contextualização de cada obra.

Todos os compositores contaram, do seu jeito, a história de Santa Cruz e suas belezas, a características do nosso povo, a religiosidade e outras peculiaridades do município.
Depois das apresentações e o do somatório das notas dadas pelos jurados, foi anunciado o grande vencedor e a composição escolhida foi a do Mastro Camilo Henrique. A composição fala do surgimento do município, da enchente e a seca, da força do seu povo, cita o Santuário, faz referência ao progresso do município, relembra a fase do algodão e diz que o santa-cruzense é um povo de bom coração.

O Maestro Camilo Henrique, que já tinha vencido o concurso de escolha do hino do município de Macaiba/RN, bastante emocionado, dedicou a vitória à sua mãe, já falecida, e disse que ganhar em sua cidade é diferente. “É uma das maiores conquistas que você poder ter, ver a sua musica imortalizada na cidade que você ama e que você tanto gosta”, afirmou Camilo. 

maestro Camilo(centro)
A Prefeita Fernanda Costa ressaltou a forma democrática como processo foi conduzido, a importância da participação dos artistas santa-cruzenses e o momento histórico vivenciado. “Depois de quase 100 anos de emancipação política tivemos a alegria de poder participar hoje de uma forma bem democrática, porque para isto poderia ter sido contratada uma pessoa que fizesse o hino mas eu acho que a beleza e a grandeza do evento partiu da participação de verdadeiros santa-cruzenses, de pessoas que conhecem a história do seu povo, da sua gente, que tiveram o carinho, tiveram a dedicação de participar com as sete composições inscritas. Eu fico muito feliz, principalmente, de ver que a população participou. O teatro estava repleto e isso significa pra mim que realmente a população está acreditando na gestão, principalmente essas pessoas que participaram e acreditaram na gestão por estarem aqui presentes. Ficamos felizes por estarmos vivendo este momento”, disse Fernanda Costa.

Camilo Henrique, além de entrar para a história do município como o compositor do Hino Oficial, receberá uma premiação de R$ 3.000,00 (três mil reais). O lançamento do hino acontecerá no próximo dia 30 de novembro durante a programação da Fest Frango.

Camilo Henrique
Camilo Henrique Dantas Soares é natural de Santa Cruz, musico instrumentista e compositor. Possui formação acadêmica de nível técnico na área de regência. Foi regente, por 10 anos, da Filarmônica Mestre João Roberto Paz e União e é o atual regente do Coral de Santa Rita.

Camilo tem trabalhos realizados na área da música na cidade de Currais Novos e já participou de alguns festivais. É também composição dele o hino oficial de Macaíba/RN, escolhido em concurso no ano de 2007.
MAESTRO CAMILO GANHA CONCURSO DE ESCOLHA DO HINO PARA O MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ MAESTRO CAMILO GANHA CONCURSO DE ESCOLHA DO HINO PARA O MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, novembro 22, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...