DER APRESENTA PROJETOS PARA O RN SUSTENTÁVEL

Uma equipe técnica do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) apresentou à governadora Rosalba Ciarlini diversas propostas do órgão para o projeto RN Sustentável. A apresentação aconteceu nesta quinta-feira (17), no prédio da Governadoria, em Natal, e foi acompanhada pelo diretor da instituição, Demétrio Torres.

O grupo expôs um projeto para restauração e pavimentação de 90 km de estradas do Estado, dividido em duas etapas: a primeira corresponde a um trecho entre os municípios de São Bento a Macau e o segundo de Macau a Porto do Mangue. Os serviços irão impulsionar o desenvolvimento das atividades econômicas dessa região, como a geração de energia eólica, a produção salineira e a carcinicultura.


O projeto passou por estudos econômicos, ambientais e sociais, exigência feita pelo Banco Mundial, financiador do RN Sustentável. O objetivo é melhorar o nível das estradas, adequando as existentes aos padrões de segurança e construir as novas seguindo os mesmos padrões. Ao todo, 53 km serão restaurados e 33 km vão passar por pavimentação completa. Os investimentos somam 72 milhões de reais.

A expectativa do Governo do Estado com o RN Sustentável é reduzir as desigualdades regionais do RN e aperfeiçoar suas potencialidades. A próxima reunião está marcada para a próxima segunda-feira, 21, quando Rosalba Ciarlini recebe técnicos da secretária de Estado de Turismo (SETUR). Encontros semelhantes já aconteceram com as secretarias de Saúde e Educação.

Sobre o programa
O RN Sustentável é uma ação estruturante, que pretende otimizar o cenário socioeconômico do Estado, corrigindo desequilíbrios regionais históricos, pulverizando os polos geradores de emprego e renda. Foi concebido a partir de um criterioso diagnóstico, de modo que suas ações possam promover efetivamente um desenvolvimento mais equilibrado entre as várias regiões.

Os operadores do Programa serão as secretarias de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), da Educação e da Cultura (SEEC), da Saúde (SESAP), da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), do Turismo (SETUR), do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), da Segurança Pública e da Defesa Social (SESEP) e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER).
DER APRESENTA PROJETOS PARA O RN SUSTENTÁVEL DER APRESENTA PROJETOS PARA O RN SUSTENTÁVEL Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, outubro 17, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...