SEMINÁRIO DISCUTE AÇÕES DO PROGRAMA BPC NA ESCOLA

A abertura da 2ª etapa do Seminário de Formação Intersetorial de Gestores Estaduais e Municipais do Programa de Benefício de Prestação Continuada – BPC na Escola/2013, vai ser realizada nesta quarta-feira (25), a partir das 14h, no Praia Mar Hotel, em Ponta Negra.
O evento vai reunir diversos setores do Governo do Rio Grande do Norte, como a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Secretaria de Educação e da Cultura (SEEC), Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) na discussão das ações do BPC na Escola.
Sec. Est. Shirley Targino
Nesta segunda etapa, o seminário de formação terá a participação de 230 representantes de  58 municípios do Rio Grande do Norte. A finalidade é capacitar os gestores estaduais e municipais do BPC Na Escola, tendo como objetivo a identificação das barreiras que os beneficiários do Programa encontram para chegar até a escola e o desenvolvimento das ações intersetoriais.
Durante os três dias do evento, serão dadas, palestras, oficinas, orientações, estudos e questionamentos referentes às formas de monitoramento, execução do programa e o esclarecimento das dúvidas de como proceder na execução do programa nas escolas e consequentemente, nos municípios.
 Dados do Sistema de Informação do BPC na Escola – ano base 2012 -informa que dos 9.685 beneficiários, mais de 6.597 estão inseridos na escola. O BPC na Escola está implantado nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, obtendo o status de primeiro Estado brasileiro a ter 100% dos municípios atendidos pelo programa.
As ações do BPC consistem em promover a qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência com idade de 0 a 18 anos, garantindo-lhes o acesso e permanência na escola por meio de ações articuladas da área de Assistência Social, Saúde, Educação e Direitos Humanos.
As atividades do seminário serão iniciadas no dia 25, das 10 às 12h, com o credenciamento dos participantes. Às 14h, acontece a abertura oficial do encontro com a presença de autoridades estaduais e municipais, inclusive da secretária do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Shirley Targino.
Logo após, haverá a realização do painel “Direitos Humanos, Direitos das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade, Inclusão Educacional e Social”. O encerramento do seminário acontece na sexta-feira, dia 27, às 14h, com apresentações de orientações e avaliação das ações realizadas pelos municípios para o acompanhamento dos benefícios e o desenvolvimento das ações setoriais do Programa BPC na Escola.
SEMINÁRIO DISCUTE AÇÕES DO PROGRAMA BPC NA ESCOLA SEMINÁRIO DISCUTE AÇÕES DO PROGRAMA BPC NA ESCOLA Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, setembro 24, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...