PP TERÁ PRESIDÊNCIA E MAIOR BANCADA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN

O Partido Progressista (PP) terá o presidente da Casa e a maior bancada da Assembleia Legislativa. A informação é do deputado estadual Raimundo Fernandes, que ontem obteve da Justiça Eleitoral junto com o deputado Ricardo Motta, presidente do Poder Legislativo, o aval para se desfiliar do PMN e fazer uma nova opção partidária. Além de Motta e Fernandes, o PP deverá receber as filiações de outros três deputados: Kelps Lima, que já conseguiu a liberação da Justiça Eleitoral, e ainda Gilson Moura(PV) e Vivaldo Costa(PR), que terão suas ações julgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral(TRE) nesta quinta.

deputados, Ricardo Motta e Raimundo Fernandes
Em entrevista ao Jornal de Hoje, Raimundo Fernandes disse que o Partido Progressista no Rio Grande do Norte será um partido muito forte, com a filiação do presidente da Assembleia e de mais quatro deputados estaduais. Isso porque o partido já preside a Câmara Municipal de Natal, a maior Câmara do Estado, e possui quatro vereadores. “O PP será a maior bancada da Assembleia Legislativa, a maior da Câmara, terá o presidente da Assembleia, e o presidente da Câmara. Significa que é um partido forte e grande”, afirmou Raimundo Fernandes.

Instado a falar se isso capacita o PP a pleitear voos mais altos em 2014, como a indicação de nomes para integrar chapa majoritária, o deputado afirmou que o PP deverá fazer parte dessas composições. “Tenho impressão que faremos parte. Com que, ninguém sabe. Vamos discutir. O PP será ouvido”, afirmou.

Quanto à atual posição política do PP no cenário político estadual, Raimundo Fernandes declarou que o partido integra a base governista da governadora Rosalba Ciarlini. “Estamos na base do governo. Nós não temos nenhum problema à vista. Mas, na verdade, nós iremos seguir a orientação do presidente do partido que é Rafael Motta, com os companheiros de bancada”, afirmou.

Sobre se o PP irá apoiar a eventual reeleição de Rosalba Ciarlini, Raimundo Fernandes disse que está muito cedo para essa definição. “Tem muita coisa para acontecer. Não posso falar em nome do partido. Eu acho que nós teremos condições de marchar com uma boa chapa para ter sucesso na eleição vindoura. Na majoritária e na proporcional”. A respeito do que significa “muita coisa para acontecer”, Raimundo Fernandes considerou “tempo”. Segundo ele, “cada partido, cada sistema, tem que ter o seu modelo de tomar as suas decisões. "A gente não está muito preocupado com isso agora, não”, afirmou.

 
CENÁRIO
Ao analisar o cenário da sucessão de 2014, o deputado estadual Raimundo Fernandes disse que a governadora Rosalba Ciarlini tem o direito legítimo de ser candidata à reeleição. Segundo ele, tanto os pré-candidatos do PMDB, Garibaldi Filho, Henrique Eduardo e Walter Alves, são bons candidatos, quanto Wilma de Faria (PSB), Robinson Faria (PSB) também o são.
“São todos bons. Não tenho nada a falar sobre nenhum deles como pessoas, como políticos. Garibaldi é um grande nome. Wilma também. Robinson é um bom nome. Mas Rosalba tem um direito legítimo. Walter e Henrique também são bons nomes. O PMDB é um grande partido. Qualquer candidato do PMDB é forte. Como Wilma também é uma grande candidata”.
Quanto à deputada federal Fátima Bezerra (PT), Raimundo considera “grande candidata para o Senado”. Sobre Carlos Eduardo Alves (PDT), afirma que não fala mal. “Não falo mal, é outro nome também que está despontando, mas acho que ele está devendo muito a Natal, está com propostas muito boas para Natal, então não acho que ele está com muita disponibilidade para sair, não. É minha opinião”.
Raimundo Fernandes disse, por fim, ter a impressão de que o PP estará aberto ao diálogo, através do seu presidente Rafael Motta, com todos esses partidos. “Eu não falo em nome do partido, mas tenho impressão que o PP estará aberto ao dialogo através do presidente do partido que é Rafael Motta. Mas no momento estamos na base aliada do governo”.

TRE decide à unanimidade pela desfiliação dos deputados Ricardo Motta e Raimundo Fernandes
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta (PMN), obteve ontem da Justiça Eleitoral o aval para se desfiliar do PMN e fazer uma nova opção partidária. Além de Ricardo Motta, o deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) também obteve o recurso. Agora, ambos deverão ser filiar ao PP, em data ainda a ser definida.
A votação no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte em favor da desfiliação de Motta e Fernandes foi unânime. Todos os seis juízes da Corte votaram a favor da desfiliação. Motta e Fernandes também tiveram a garantia do PMN de que seus mandatos não serão reivindicados na Justiça Eleitoral.
“Recebi a decisão do TRE com a maior alegria. Foi unânime”, comemorou Raimundo Fernandes, que ainda iria discutir no final desta manhã a data da nova filiação partidária. Ele também não fez segredo: o grupo ainda aguarda o desfecho de ações de desfiliação de dois outros companheiros da Casa: os deputados Gilson Moura (PV) e Vivaldo Costa (PR). Os dois processos serão julgados na sessão do TRE desta quinta-feira. No entanto, a obtenção do aval de desfiliação desses parlamentares é considerada pacífica.
Vencida esta fase, o PP deverá agendar a data de filiação do grupo que, ao todo, é composto por cinco parlamentares, aos quadros da legenda. O PP vai sair de bancada zero para cinco parlamentares na Assembleia Legislativa, se tornando o maior partido da Casa. Além do presidente Ricardo Motta e dos deputados Raimundo Fernandes, Vivaldo Costa e Gilson Moura, também deverá se filiar à legenda o deputado estadual Kelps Lima, que recentemente também obteve o aval do TRE para mudar de partido. Ele pertencia ao PR. “Vamos fazer um único ato de filiação”, disse Fernandes. “Espero que os companheiros tenham um desfecho favorável”, disse, ainda sobre expectativa quanto ao resultado do pedido de desfiliação dos demais possíveis futuros integrantes da legenda progressista.
PP TERÁ PRESIDÊNCIA E MAIOR BANCADA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN PP TERÁ PRESIDÊNCIA E MAIOR BANCADA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, setembro 25, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...