JORNAL AFIRMA QUE GARIBALDI FILHO DEIXARÁ O MINISTÉRIO PARA SER CANDIDATO A GOVERNADOR DO RN

Em meio às muitas articulações e discussões internas sobre uma possível candidatura própria do PMDB potiguar a sucessão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o jornal Valor Econômico desta quinta-feira (19) joga ainda mais lenha na fogueira. Segundo a publicação, o ministro Garibaldi Alves Filho estaria próximo de deixar o cargo para ser o nome da legenda na disputa estadual de 2014 no Rio Grande do Norte.
 
Ministro Garibaldi Filho pediu aos correligionários do PMDB para que não incluir seu nome na disputa eleitoral de 2014. Foto: Divulgação
Ministro Garibaldi Filho pediu aos correligionários do PMDB para que não incluir seu nome na disputa eleitoral de 2014. Foto: Divulgação
A novidade vem à tona diante das notícias em torno do “rompimento” do PSB, do governador de Pernambuco Eduardo Campos, com a presidente Dilma Rousseff(PT). Com a entrega dos cargos da legenda a petista, o PMDB já estaria de olho no Ministério da Integração Nacional, ainda ocupado por Fernando Bezerra Coelho, indicado de Campos.

O interesse peemedebista pela área tem explicação. Este é um Ministério com bastante abrangência das políticas públicas e forte apelo eleitoral, principalmente no Nordeste, ávido por recursos com a forte seca na região. 
Mas, para assumir o comando da pasta, o PMDB teria que abrir mão de outros espaços, nesta negociação seria incluído o Ministério da Previdência.

“A entrega da Integração ao PMDB implicaria na devolução de algum de seus ministérios. Nessa cota entraria o da Previdência Social, já que o titular, Garibaldi Alves, deve se afastar para disputar o governo do Rio Grande do Norte. Neste caso, assumiria o secretário-executivo Carlos Eduardo Gabbas, da cota petista”, diz o Valor.

O nome de Garibaldi está entre os mais cotados para disputar o governo em todas as pesquisas de intenção de voto publicadas até agora. Internamente, o ministro também é um dos preferidos, ao lado do deputado federal Henrique Eduardo Alves, para concorrer ao cargo que já ocupou entre 1994 e 2002. Mas, por enquanto, o senador licenciado continua negando qualquer possibilidade de assumir a disputa.
Recentemente, em evento realizado com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados estaduais do PMDB, o ministro chegou a se emocionar ao pedir para não colocarem seu nome no jogo eleitoral de 2014.


Integração Nacional
O atrativo da Integração é a diversidade de ações, que vão desde a gestão de uma das maiores obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – a transposição do Rio São Francisco, orçada em mais de R$ 8 bilhões -, até o programa Água para Todos, que prevê a construção de cisternas, entre outras ações de combate à seca, informa o Valor.
O ministério ainda vincula as superintendências de desenvolvimento regional – Sudene, do Nordeste, Sudam, do Norte, e Sudeco, do Centro-Oeste, e a Companhia de Desenvolvimento do São Francisco (Codevasf).
Até mesmo nomes já estariam sendo discutidos pelo PMDB para suceder Fernando Coelho. O presidente do Senado, Renan Calheiros, gostaria de indicar um conterrâneo de Alagoas para a função. Mas, a bancada da Câmara teria como preferência o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).
Até mesmo o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, é incluído pelo veículo entre as possibilidades do partido. O gestor, em seu segundo mandato, se afastaria do cargo no fim do ano como forma de impulsionar a candidatura de seu vice, Luiz Fernando Pezão.
Os governos do PSB nos Estados também devem receber os reflexos do distanciamento e afetar a relação com o PT e levar à saída espontânea dos petistas das administrações estaduais.
JORNAL AFIRMA QUE GARIBALDI FILHO DEIXARÁ O MINISTÉRIO PARA SER CANDIDATO A GOVERNADOR DO RN JORNAL AFIRMA QUE GARIBALDI FILHO DEIXARÁ O MINISTÉRIO PARA SER CANDIDATO A GOVERNADOR DO RN Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, setembro 19, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...