EM NOTA, GOVERNO DESMENTE FECHAMENTO DE HOSPITAL REGIONAL DE ANGICOS

Nota sobre o Hospital Regional de Angicos
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que não há planejamento para fechar o Hospital Regional de Angicos. O que houve recentemente foi apenas um remanejamento de profissionais, definido com critérios técnicos, com intuito de suprir a necessidade de hospitais de média e alta complexidade e com abrangência estadual, para garantir este tipo de atendimento, inclusive, para a própria população daquela Região.
Sobre o perfil do referido hospital, está agendada para o próximo dia 7/10 uma audiência da Sesap com os prefeitos de Angicos e municípios vizinhos para buscar um entendimento e avaliar a possibilidade de construção de um consórcio municipal que melhore a capacidade de resposta do hospital, de modo que os municípios também possam arcar com sua responsabilidade em assumir ações básicas em saúde pública.
A Sesap está ciente das dificuldades por que passa o hospital, que assim como outras unidades hospitalares da rede estadual, sofre com a insuficiência de recursos. Em que pese os desafios vivenciados pela Saúde Pública, o Rio Grande do Norte é hoje um dos estados da Federação com maior número de hospitais regionais (26 hospitais para 167 municípios), o que gera a necessidade de uma planificação das ações para prestar uma assistência integral à população a partir das linhas de cuidado e redes de atenção à saúde.
Diante disso, a Sesap realizou um estudo detalhado sobre o perfil de cada um dos 26 hospitais que atendem às oito Unidades Regionais de Saúde Pública no Rio Grande do Norte (Ursap) com objetivo de realizar um redimensionamento de toda a rede hospitalar estadual com o fortalecimento de pelo menos um hospital público para ser referência em cada região e organizar as demandas de alta complexidade na rede.
O Hospital Regional de Angicos realiza, em sua porta hospitalar, que é o papel real da unidade, uma média de 1,89 procedimentos/dia, em contraponto aos atendimentos de baixa complexidade, que contabilizam cerca de 700 procedimentos ambulatoriais diários. Outros números aproximados: 15 cirurgias são realizadas mensalmente e 1,4 internações por dia, o que do ponto de vista financeiro denota uma situação insustentável. Entretanto, não se faz saúde pública observando apenas a questão financeira, e será assim que será encontrado o perfil mais adequado para uma boa prestação de assistência em saúde para aquela unidade hospitalar.
EM NOTA, GOVERNO DESMENTE FECHAMENTO DE HOSPITAL REGIONAL DE ANGICOS EM NOTA, GOVERNO DESMENTE FECHAMENTO DE HOSPITAL REGIONAL DE ANGICOS Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, setembro 30, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...