CONVITE PARA LANÇAMENTO DE BIOGRAFIA DE CÍCERO JUSTINO NA CCP DE SANTA CRUZ

O historiador André de Souza Soares e a APOESC – Associação dos poetas e escritores de Santa Cruz-RN; convidam a todos os amantes da poesia popular e da história regional a prestigiarem o lançamento da biografia: CÍCERO JUSTINO – ARCO-ÍRIS DE UMA VIDA: Cantorias, lugares e memórias de um repentista; que ocorrerá no dia 05 de outubro de 2013 a partir das 18h00min., na Casa de Cultura popular – Palácio do Inharé – Localizada na rua Dr. Pedro Medeiros. S/N.

Ao organizar uma obra baseada em momentos da história de vida do poeta sertanejo Cícero Justino Dantas, André de Souza Soares, nascido e criado no sertão Trairi do Rio Grande do Norte, terminou por compor uma narrativa que vai além do gênero biográfico, uma vez que executa uma discussão com uma mescla de representações, de cenas cotidianas sertanejas, alternadas por relatos de vivências onde o poeta biografado tem sua vida perpassada por acontecimentos históricos conhecidos (como algumas das grandes secas do início do século XX) que, aqui são apresentadas a partir do relato oral, construído pela enunciação das memórias de quem vivenciou tais acontecimentos, contextos e ambientes.

O livro é, portanto, um texto sobre um poeta sertanejo, sobre sua obra, mas, principalmente, sobre a poesia popular sobre o sertão, suas belezas e austeridades, seus ritmos de vida, que terminam por influenciar e serem influenciados por enunciações em métrica poética. A história da cantoria dos repentistas, os velhos costumes, a paisagem dos sítios e povoados, as viagens dos feirantes, as festas, a gente, as famílias e todo o universo cultural e temático que caracterizam o povo de nossa terra. A história é contada a partir de detalhes e personagens que outrora já foram desprezados, mas que carregam em si a verdadeira essência da tradição e memória sertaneja de nossa região.

O lançamento contará com uma vasta programação cultural: exposição de fotos, objetos representativos, ainda animados pela música de raiz nordestina do Trio Arapuá, as declamações dos membros da APOESC e de cantadores repentistas.
Dentro do evento será realizada ainda uma mini aula-espetáculo planejada pelo autor e outros convidados.

Mais informações: 9614-9109 (André) / a.souza.soares@hotmail.com
CONVITE PARA LANÇAMENTO DE BIOGRAFIA DE CÍCERO JUSTINO NA CCP DE SANTA CRUZ CONVITE PARA LANÇAMENTO DE BIOGRAFIA DE CÍCERO JUSTINO NA CCP DE SANTA CRUZ Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, setembro 25, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...