BRASIL E ANGOLA VÃO FIRMAR ACORDO PREVIDENCIÁRIO




Brasil e Angola poderão firmar um acordo de cooperação previdenciária. Técnicos dos dois países iniciaram nesta terça-feira(24) uma série de reuniões visando negociar o possível convênio. Pela manhã, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília, cada equipe traçou um panorama da Previdência do seu país. Em seguida, a delegação angolana foi recebida pelo ministro brasileiro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.
Em encontro, representantes dos dois países traçaram um panorama da Previdência
Em encontro, representantes dos dois países traçaram um panorama da Previdência

Uma eventual cooperação brasileira seria particularmente bem-vinda em áreas como a capacitação profissional, modernização do nosso sistema de segurança social e formação em tecnologias da informação”, enumerou o diretor nacional de segurança social do Ministério de Administração Pública, Emprego e Segurança Social (MAPESS) de Angola, Jesus Faria Maiato. Durante a permanência no Brasil, até a próxima sexta-feira(27), a delegação angolana conhecerá detalhes sobre o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), a rede de atendimento, os canais remotos e a sala de monitoramento do INSS. Também estão agendadas visitas ao Centro de Processamento de Dados (Dataprev) e a uma Agência da Previdência Social.

Na conversa com as autoridades angolanas, o ministro Garibaldi Alves Filho pediu detalhes sobre a situação previdenciária daquele país africano. Angola, de estimados 18 milhões de habitantes, tem um milhão de trabalhadores inscritos na Previdência e paga cerca de 75 mil benefícios por mês. O sistema previdenciário é misto: abrange tanto os empregados na iniciativa privada quanto os servidores públicos. “Depois de 30 anos de guerra, somente a partir de 2002 conseguimos a paz e, a partir de então, conseguimos caminhar com certa tranquilidade. Esses últimos 12 anos foram de efetivo crescimento e desenvolvimento. É dentro desse contexto que estamos trabalhando para também modernizar a nossa previdência”, explicou o diretor Jesus Faria Maiato. 
Por TN
BRASIL E ANGOLA VÃO FIRMAR ACORDO PREVIDENCIÁRIO BRASIL E ANGOLA VÃO FIRMAR ACORDO PREVIDENCIÁRIO Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, setembro 24, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...