BETINHO ROSADO SURPREENDE E "TOMA" PP DO PRESIDENTE DA AL

O deputado federal Betinho Rosado, que nesta semana comunicou à Justiça Eleitoral seu desligamento do DEM, mesmo correndo o risco de perder o mandato por infidelidade partidária, informou nesta quinta-feira que irá presidir o Partido Progressista no Rio Grande do Norte, atualmente sob o comando do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, através do seu filho, vereador Rafael Motta, atual presidente da legenda.

A “tomada” do PP pegou o mundo político potiguar de surpresa, tendo em vista que tudo caminhava para que Ricardo Motta e seu grupo político – formado por ele e por mais quatro deputados estaduais – iria para o partido, presidido nacionalmente pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI). 

Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE) concedeu o aval para Ricardo e o deputado Raimundo Fernandes se desfiliarem do PMN e optarem por nova sigla partidária. Outros dois deputados estaduais, Gilson Moura (PV) e Vivaldo Costa (PR), aguardam decisão do TRE para se desfiliarem. Juntamente com Kelps Lima, que também se desfiliou do PR, o grupo seguiria para o PP. Agora, isso poderá não mais acontecer.

Betinho procurou Ricardo Motta na tarde desta quinta para comunicar que estaria assumindo o PP no Rio Grande do Norte. O parlamentar esteve na Assembleia Legislativa e conversou pessoalmente com o presidente da Casa. Procurado pela reportagem de O Jornal de Hoje, Ricardo Motta não atendeu às ligações da reportagem. Informações davam conta de que ele estaria em Pau dos Ferros hoje, atendendo compromissos políticos. Ele estava sendo aguardado pelo grupo político para definir o rumo dos seus integrantes.

 
ROMPIMENTO
Entre as hipóteses analisadas por Ricardo Motta, estão permanecer no PP – a menos provável -, voltar para o PMN – possível -, ou ingressar noutra legenda – a mais provável, até o momento. Estão sendo criados partidos neste momento no País, e Motta poderá seguir com seu grupo para um deles. A diferença é que o PP é um grande partido, faz parte da base política da presidente Dilma Rousseff (PT), tem uma boa bancada de deputados e senadores no Congresso e até um ministério – das Cidades.
Por isso que há uma grande expectativa quanto ao que Ricardo Motta irá fazer a partir de agora. Partidariamente, e, principalmente, no tocante à relação política com o governo Rosalba Ciarlini. Isso porque Betinho faz parte do sistema governista, é do grupo político da governadora e irmão de Carlos Augusto Rosado (DEM), marido de Rosalba Ciarlini (DEM). A tendência, com a perda do PP, é que o deputado estadual Ricardo Motta rompa com o governo Rosalba Ciarlini.
Esta não é o primeiro embaraço político causado por Betinho ao seu grupo político. A saída dele do DEM já está causando um problema político entre o casal que administra o Estado e o senador José Agripino Maia, presidente estadual e nacional do DEM, que não aceita a perda do mandato e anunciou que irá lutar na Justiça contra a saída de Betinho.
Com a “tomada” do PP, Betinho termina criando novo problema político para o governo: desta feita, com o presidente da Assembleia Ricardo Motta, que, para todos os efeitos, vinha mantendo a governabilidade legislativa da gestão estadual, que enfrenta dificuldades com toda a base parlamentar. Não se sabe ainda qual será a reação exata de Ricardo Motta, mas nos bastidores se comenta a total não aceitação do fato pelo chefe do poder legislativo, que poderá anunciar o seu rompimento com o sistema político da governadora Rosalba Ciarlini.
“O clima está pegando fogo, e Ricardo tem duas opções, ou tomar o PP de Betinho de novo ou ir para outro partido. Tomar o PP pode acontecer numa articulação a nível nacional. Não sendo assim, ele poderá ir para outro partido – mas não se sabe qual ainda”, explicou um integrante do grupo de Ricardo Motta.
Caso se confirme o afastamento de Ricardo Motta em relação a Rosalba, haverá um isolamento político quase total do governo, semelhante ao que ocorreu com a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, que terminou o governo até mesmo sem o seu partido, o PV. Já abandonaram a gestão o vice-governador Robinson Faria (PSD), o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, o presidente da Câmara, Henrique Alves, o presidente do PV, Paulo Davim. Permaneceria no governo apenas o DEM, o PR do deputado João Maia e o PMN, presidido no RN por deputado Antonio Jácome.
BETINHO ROSADO SURPREENDE E "TOMA" PP DO PRESIDENTE DA AL BETINHO ROSADO SURPREENDE E "TOMA" PP DO PRESIDENTE DA AL Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, setembro 27, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...