A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O PRECONCEITO SOBRE ELA

Apesar da difusão da educação à distancia no Brasil não ser dos tempos mais recentes, vem desde os cursos por correspondência do Instituto Monitor, Instituto Universal Brasileiro, entre outros, Via correios, Projeto Minerva, por meio de cadeia rádio, ainda é grande o reconhecimento sobre a forma como se processa esse tipo de educação. E nós já sabemos que, quando não se tem um conhecimento substancioso sobre algo é muito comum o surgimento do preconceito sobre esse assunto.
Muita gente pensa que o ensino a distancia foi criado como um “jeitinho brasileiro’’ para formar pessoas que não tiveram oportunidade de acesso a outros cursos. Isso não é verdade. 
Uma das respostas que podemos dar é que a modalidade de ensino a distancia nem é originária do Brasil. Foi originada no Canadá, onde os agricultores e pecuaristas aprendiam, por correspondência, a melhor maneira de plantar ou cuidar do rebanho. Na Europa, foi criada via Universidade Aberta e depois se expandiu por várias Nações como Estados Unidos, chegando ao nosso país mais recentemente, no ano de 1934.
Outro motivo para não se concordar com esse pensamento preconceituoso é aqui no Brasil o ensino a distancia é bem mais perigoso do que nos países onde o mesmo foi criado. 
Só para se ter uma ideia da rigorosidade do ministério da educação-MEC sobre essa modalidade de ensino podemos citar a exigência de uma freqüência presencial ao pólo onde o curso esta inserido, o que é mais uma dificuldade para as pessoas que trabalharam ou estão em uma área geografia distante daquele pólo. Facilidade mesmo é aquela que o aluno tem de estudar nos horários que dispõe, no entanto, é avaliado como em qual quer curso presencial.
Portanto, só se sabe realmente da importância, da qualidade e das exigências que não são poucas de um curso à distancia é quem está inserido nele.

JOÃO MARIA DE MEDEIROS é professor, poeta e cronista.