MOVIMENTO "VEM PRA RUA SANTA CRUZ" PUBLICA NOTA DE REPÚDIO À MATÉRIA DO BLOGUEIRO ÉDIPO NATAN


NOTA ABERTA AO BLOGEUIRO ÉDIPO NATAN

É com uma tremenda infelicidade que venho hoje tornar público minha insatisfação com a postagem publicada no dia 20 de julho no blog do Édipo Natan(http://ediponatan.com.br/index.php/component/content/article/34-local/7197-fraca-presenca-emmanifestacoes-
fortalece-projeto-da-prefeitura-de-investimento-no-turismo-religioso.html).

Caro blogueiro, o senhor foi totalmente infeliz em praticamente toda a sua pseudo reportagem sobre o movimento.
O Grupo Vem Pra Rua Santa Cruz, é composto por professores, alunos secundaristas e universitários, sindicalistas, artistas, e demais setores da sociedade preocupados com o futuro de nossa cidade. Somos a mente pensante da sociedade brasileira, isto é, não temos envolvimento com políticos, somos um grupo apartidário. Para ficar mais claro ainda, não temos “rabo preso” com nenhum político da cidade, nem mesmo do estado.
Caro Édipo, se o senhor estivesse participando das assembleias quase diárias, ou dos manifestos, ou mesmo feito o papel de um jornalista, investigar os dois lados da moeda antes de escrever algo, não haveria de caracterizar os participantes como: “pessoas de Santa Cruz que são contra melhorias da qualidade de vida da população e que não tem visão empreendedora”. Claro que o grupo esta desenvolvendo projetos e propostas para mudar essa cidade.

No momento do movimento e das redes sociais, difundimos um conjunto de 7 propostas que englobam desde de saúde e qualidade de vida até a cultura e educação. E pretendemos dentro de um mês aumentar e muito esse número. Dentre essas sete, montamos um projeto de esporte e lazer no bairro do Conjunto Cônego Monte, inspirado por um que já foi posto em prática em cidades do Rio Grande do Sul, para trazer saúde e qualidade de vida para a população daquele local, tal projeto já está orçado e deve ser posto em prática o mais rápido possível. Trabalho que deveria ser dos que estão no poder, mas se estes não fazem, ou se realizam improvisam, nós damos um jeito, dentro do possível, de cumprir com essa responsabilidade social.

Outra citação infeliz foi “É inegável que a construção do teleférico só tem a trazer melhorias para Santa Cruz”, isso não é verdade. Uma cidade turística não é necessariamente uma cidade que tem um ponto turístico. As noções de turismo brasileiras fundamentam-se no que foi estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Sendo assim, considera-se turista aquele que visita diversos locais e aquece a economia da região com a injeção de capital de giro.
Se tomarmos a definição como base, Santa Cruz não tem turista, tem visitante. O romeiro, religioso, ou mesmo curioso que visita à estátua de Santa Rita de Cássia, apenas dão as caras, não injeta capital, pois não temos uma rede hoteleira decente, nem outros locais turísticos que sejam atrativos ao visitante. Um teleférico seria só mais uma forma de desvio de dinheiro público, e gastos desnecessários que só trariam prejuízos à população da nossa cidade. 

Continue lendo...


Ao contrário do que o senhor apontou, não gerará emprego e renda, mas sim, prejudicará os amigos moto-taxistas os quais deixarão de fazer suas viagens ao Alto. Além disso, qual será a construtora que edificará o teleférico? Será que vai ser como está proposto? 12 milhões, ou ocorrerá “problemas” que farão esse número aumentar como na obra do próprio Alto?Não, não somos contra o teleférico, somos contra o modo com que esta sendo ele imposto. Pois existem outras prioridades em nossa cidade. Um amigo meu foi assaltado cinco vezes, e em diversas não havia sequer uma impressora para fazer um B.O. Outra vez não havia remédios no hospital. Outra os remédios estavam vencidos. Há cerca de um mês a caixa de força da Escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro pegou fogo e os alunos estão sem aulas, parte considerável da população santa-cruzense em idade escolar esta sem acesso digno à informação! A mesma escola esta há cerca de dois meses com suas contas paradas! Em quanto isso os postos de saúde estão com falta de médicos.
Não, não é por causa de um teleférico, é pelos políticos da nossa cidade darem mais importância a um desperdício de dinheiro público que aos serviços básicos os quais estão em situação caótica. Isso sem mencionar que é uma agressão ao Estado laico.
Mesmo com todos os pontos apresentados acima, o grupo esta trabalhando com diversos outros eixos, pois estamos ouvindo os anseios de toda uma sociedade. Então entramos na afirmação que foi título de sua reportagem: “Fraca presença em manifestações fortalece projeto da Prefeitura”.
Mais um erro que poderia ser evitado se o senhor tivesse pelo menos se dado o trabalho de pesquisar sobre o assunto. Nosso grupo possui mais de 2.100 membros inscritos, somos abertos e democráticos. A presença não foi fraca, pois cada um é representado pelo pensamento ideológico de uma Santa Cruz melhor, e esse pensamento é praticamente universal. Digo praticamente, e desconstruo sua alegoria de “minoria da população”, pois os que permitem que se instaure a situação caótica supracitada em serviços básicos, com certeza, não concordam com esse pensamento.
Afirmo mais, é uma participação forte, pois enquanto que jornalistas com tendência de desinformação de toda uma sociedade, burgueses fascistas e oligárquicos no poder, e toda uma população clamando por serviços básicos, tudo isso movido pelo dinheiro; nós temos ideias, propostas, dignidade, história de luta por uma cidade melhor, e isso o dinheiro não compra!
Também aproveito para reafirmar o que dizemos desde o início: não somos contra a prefeita. Não nos importamos com esquerda ou direita, pois o que queremos é ir em frente! Queremos somar a qualquer um que esteja fazendo gestão. Uma vez que, entendemos que o político é apenas um representante da sociedade, um empregado nosso, quem esta no poder é o povo. Algo que é explicado pelo filósofo Rosseau, que com sua teoria de Contrato Social caracteriza a população como agente ativo e passivo no processo de justificação do poder.
Ao mesmo tempo de que precisamos do atendimento os serviços básicos, também exigimos o investimento na cultura, em pontos de informação turísticas, em estruturação da cidade, na revitalização das nossas praças, e em outros pontos de visita para os turistas.
Por fim, digo que esse confronto de opiniões é necessário para a construção de uma democracia plena, proposta há quase 30 anos no Brasil, mas ainda não consolidada. E respeito e acompanho o trabalho desse jornalista. E sei que ele terá o profissionalismo suficiente para entender a crítica construtiva. E termino afirmando que as opiniões contidas nesta nota são única e exclusivamente minha, podendo ou não corresponder com as do grupo, e assumo a autoria única e exclusivamente minha deste escrito.

Att,

Ramon de Lima Luduvico
Militante estudantil
Diretor de Políticas Educacionais da Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas
MOVIMENTO "VEM PRA RUA SANTA CRUZ" PUBLICA NOTA DE REPÚDIO À MATÉRIA DO BLOGUEIRO ÉDIPO NATAN MOVIMENTO "VEM PRA RUA SANTA CRUZ" PUBLICA NOTA DE REPÚDIO À MATÉRIA DO BLOGUEIRO ÉDIPO NATAN Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, julho 22, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...